A detenção dos três menores de idade aconteceu na sexta-feira, 27 de janeiro, após a central da Polícia Militar, ser informada via denuncia anônima, de pesca ilegal com a utilização do material de tarrafa.
A central da Polícia Militar de União da Vitória foi informada via denuncia anônima, que as margens do rio Iguaçu teriam três pessoas pescando e utilizando o material conhecido como tarrafa (uma rede de pesca).
Diante da denuncia, uma equipe foi deslocada para o local, onde no momento em que os três menores de idade estavam saindo das margens do rio, foi feita uma abordagem e dentro de uma mochila foi encontrada uma tarrafa ainda molhada.
Diante da situação, foi constatado que os três abordados eram menores de idade, sendo chamado o Conselho Tutelar, encaminhado o caso para a Delegacia da Mulher e acionado os pais dos apreendidos.
Pesca proibida:
A pesca de espécies nativas estará proibida a partir desta terça-feira (01), em todos os rios do Paraná devido à piracema, época em que a maioria das espécies se reproduz. Até o dia 28 de fevereiro de 2017, espécies como dourado, lambari, bagre, jaú e pintado, entre outras, estarão protegidas, de acordo com instrução do Ibama (nº 25/2009), e reforçada no Estado por portaria do IAP (nº 206/2016).
A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na lei de crimes ambientais.
A multa é de aproximadamente R$ 700,00 por pescador e mais de R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, o produto da pesca e materiais como varas, redes e embarcações poderá ser apreendido pelos fiscais.