Este foi um ano atípico para todos, seja na saúde, na educação na economia. A pandemia trouxe uma insegurança a respeito dos próximos meses, o que deixou os brasileiros mais cautelosos em relação às compras de final de ano. Mesmo com esse cenário de incertezas, a expectativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é de um aumento de 5% à 7% nas venda comparado ao ano passado.
As cidades irmãs do Iguaçu, manteve o horário estendido neste final de ano, e o movimento tem surpreendido os lojistas, que mantem suas portas abertas até as 22h. O diretor secretário da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de União da Vitória e Porto União, e proprietário da relojoaria Trebien, Nilo Trebien, afirma que a entidade e seus associados estão esperançosos para finalizar o ano com saldo positivo.
“As noites estão movimentadas apesar de que com a pandemia o Trenzinho do Papai Noel foi restrito, então isso deu uma freia no movimento das famílias que vinham ao centro com as crianças”. O horário já está sendo estendido até amanhã às 22h, e no dia 24 o horário será somente até às 15h.
Trebien ressalta que mesmo com a prudência da população, o Natal é a principal data de compras do ano, sendo uma data importante para o comércio e para as pessoas. “Todo mundo passou durante todo esse ano sem fazer grandes gastos, como a compra de presentes. Não houve festa, não houve formatura, e o Natal é o Natal, a estrela brilha para todo mundo”, enfatiza.
Em nome da CDL e da sua relojoaria, Trebien deseja um feliz Natal e um próspero ano novo a todas as famílias que ajudam o comércio local fazendo suas compras. “Que o ano que está chegando rapidamente seja profícuo, seja de cura, seja de benção, é isso que nós queremos”, almeja.