O senhor Michel Miguel Elias Temer Lulia, tomou posse como Presidente da República Federativa do Brasil, na tarde desta quarta-feira, 31 de agosto. Michel Temer, foi notificado que era o novo Presidente às 16h e às 16h20, chegou ao Congresso Nacional.
Michel Miguel Elias Temer Lulia foi notificado às 16h, que a República Federativa do Brasil, não tinha mais como Presidente do Brasil, a senhora Dilma Vana Rousseff, mas a pessoa dele. Após ser notificado Temer, se reuniu com amigos de partido (PMDB) e seus Ministros e foram para a sede do Congresso Nacional, em destaque ao Senado Federal.
Às 16h20, Michel Temer, chegou em seu veículo oficial na Senado Federal e foi acompanhado pelo presidente do Senado Renan Calheiro, pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, e pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia.
No Senado Federal, Temer foi abraçado por deputados Federais e senadores, e até fez várias fotos com parlamentares. Ás 16h39 chegou a mesa diretora, onde teve inicio a cerimônia , com o Hino Nacional e o juramento do senhor Presidente. Acompanhe o juramento e a leitura da posse.
Pronunciamento:
Segundo informações da equipe de comunicação da Presidência da República, o Presidente Michel Miguel Elias Temer Lulia, deve fazer um pronunciamento em Rede Nacional de rádio e TV, na noite desta quarta-feira, 31. O Presidente deve fazer a gravação junto a equipe da NBR.
Perfil de Michel Temer:
Nascido em Tietê, interior paulista, Michel Miguel Elias Temer Lulia tem ascendência árabe. Católica, sua família saiu de Betabura, na região de El Koura, norte do Líbano, e chegou ao Brasil em 1925. Foi no interior que o pai de Temer, Miguel, começou os negócios da família ao instalar uma máquina de beneficiamento de arroz e café na região.
Aos 16 anos, Temer deixou o interior e, acompanhado de seus seis irmãos, seguiu para a capital paulista. Ali, cursou o ensino médio aos 16 anos e, em seguida, foi aprovado para a Universidade de São Paulo (USP), onde se formou advogado. Na Pontifícia Universidade Católica (PUC), tornou-se doutor e dirigiu o curso de pós-graduação.
Michel Temer iniciou a carreira política como secretário de Segurança Pública de São Paulo, em 1985. No ano seguinte, elegeu-se deputado constituinte pelo PMDB e, após a constituinte, foi reeleito deputado federal.
Eleito três vezes presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer assumiu a presidência da República interinamente por duas vezes: de 27 a 31 de janeiro de 1998 e em 15 de junho de 1999.
Presidente do PMDB, o maior partido do País, Michel Temer costurou a aliança que rende um valioso tempo na propraganda eleitoral no rádio e televisão para o PT. Temer comanda a legenda que conta com 17 senadores, nove governadores, 172 deputados estaduais, 1.201 prefeitos e seis ministros do atual governo.
Antes de ser aclamado vice, Temer dividiu os holofotes com Henrique Meirelles, que seria a preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o posto. No entanto, o presidente do Banco Central, cristão novo no PMDB, enfrentou resistência do partido e permaneceu à frente da instituição. No dia 12 de junho, a convenção nacional do PMDB confirmou as expectativas e homologou Michel Temer para ocupar o posto de vice na chapa de Dilma.
Casado com Marcela Tedeschi Temer, que é 43 anos mais jovem e atraiu as atenções na cerimônia de posse da presidenta Dilma, Temer um filho do atual casamento e outros quatro de outros relacionamentos.