A primeira visita oficial do novo Bispo da Diocese de União da Vitória, Monsenhor Walter Jorge Pinto, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 14 de março, acompanhado de uma coletiva de imprensa.
A visita no novo Bispo de União da Vitória teve como objetivo conhecer a cidade e as atividades que estão em andamento nas Paróquias que fazem parte da Diocese. Monsenhor Walter Jorge Pinto, foi confirmado o novo Bispo para União da Vitória no dia 09 de janeiro, em que aceitou o convite feito pelo Papa Francisco.
Monsenhor Walter Jorge Pinto, irá realizar sua Ordenação episcopal no dia 30 de março na Igreja Matriz de São João Batista na cidade de Viçosa (MG), e em seguida, no dia 27 de abril, toma posse como Bispo em União da Vitória.
Em entrevista, Monsenhor falou que não tem nenhum projeto para ser colocado em prática de imediato, que o principal objetivo no momento, é conhecer a comunidade e as outras religiões que fazem um ótimo trabalho a Igreja Católica.
Antes de finalizar a coletiva de imprensa, Monsenhor Walter Jorge Pinto, deixou uma mensagem para todos os ouvintes, acompanhe:
Em conversa informal para os repórteres da Rádio Colmeia e Jovem Pan, Tiago Amaral e Marciel Borges, Monsenhor Walter destacou que a mídia tem um papel fundamental em levar a informação correta da igreja e de acontecimentos do dia a dia.
Biografia:
Padre Walter Jorge Pinto é natural da cidade de Ubá (MG) e tem 56 anos, que foram completados no dia 12 de fevereiro.
Ingressou no Seminário São José, na arquidiocese de Mariana em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Fez a convalidação do curso de Teologia no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), por meio do Seminário Santo Antônio, da arquidiocese de Juiz de Fora. Padre Walter é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), onde também cursou o mestrado na área de Fitotecnia.
Sua ordenação diaconal foi no ano de 2001. No ano seguinte, 1º de junho de 2002, foi ordenado presbítero pelo servo de Deus dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na arquidiocese de Mariana.
Em sua trajetória, foi pároco da paróquia de São João Batista em Viçosa, administrador paroquial da paróquia de São Sebastião em Pedra do Anta (MG), e vigário paroquial na paróquia de Nossa Senhora de Fátima também em Viçosa. Membro do Colégio dos Consultores da arquidiocese de Mariana, padre Walter também assessora a Pastoral Familiar.
Por três anos foi vigário episcopal e também atou como representante dos presbíteros, membro do Conselho Presbiteral, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.