O Destacamento Policial de Porto Vitória recebeu uma moradora da Linha 17 de novembro, na quinta-feira, 19, relatando que sua mãe fez a compra de uma colheitadeira New Rolland, modelo TC 57, ano 2002, com contrato apresentado via WhatsApp e até o momento não havia recebido a mercadoria.
A mulher afirmou que na negociação, sua mãe daria o dinheiro e o vendedor traria a colheitadeira TC 57 e levaria outra no lugar, uma da marca Ideal modelo 1175 do ano 1992 como parte do pagamento de 20 mil reais, restando assim, somente três parcelas de R$35 mil reais que teriam o prazo de três anos para serem quitados.
Na quarta-feira, 18, o vendedor mandou um áudio no WhatsApp dizendo que chegaria na cidade de Porto União (SC), mas não apareceu. Na manhã de quinta-feira, 19, ele retornou o contato dizendo que estava chegando ao posto, mas mais uma vez não apareceu. Diante das informações, os policiais chegaram à conclusão de que se tratava de um golpe de estelionato, em que a vítima recebeu as devidas orientações.