Uma moradora do bairro Cristo Rei em União da Vitória acionou a equipe da Policia Militar na tarde de domingo, 16 de fevereiro, após ter dois gatos envenenados pelo seu vizinho.
A mulher afirmou que logo após o meio dia, seus gatos começaram a passar mal, preocupada, rapidamente os levou até uma clinica veterinária, onde o veterinário afirmou que ambos haviam sido envenenados. Um dos gatos não resistiu e veio a óbito, outro continua internado em estado de observação.
Uma vizinha da solicitante relatou que por volta das 12h, avistou outro vizinho jogando algo suspeito dentro do pátio de sua casa. Tudo indica que possa ter sido o autor da crueldade aos animais. A moradora recebeu as devidas orientações de medidas legais e o caso segue em acompanhamento.
Destacando que a principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais: Art.32 – “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena será de três meses a um ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal”.