Municípios estudam possibilidade de criar consórcio » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Municípios estudam possibilidade de criar consórcio


18 de fevereiro de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Durante a reunião realizada pela Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), na manhã dessa sexta feira, 15, na 6ª Regional de Saúde, o tema em pauta foi a possibilidade de criar o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul). O consórcio tem como objetivo administrar os equipamentos que compõem a patrulha mecanizada do Projeto Patrulha do Campo. Este projeto é do governo do estado do Paraná e visa apoiar os municípios nos trabalhos de adequação, melhoria e manutenção das estradas rurais.

As patrulhas mecanizadas são compostas por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, camionete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.

O benefício é cedido aos municípios, que constituírem consórcios para coordenar os trabalhos.  Por isso, a importância de formar, com urgência, o Cidepsul.

Para gerenciar os trabalhos será necessário um recurso mensal, aos consorciados, de aproximadamente R$ 4 mil para uma patrulha e R$ 7 mil para duas patrulhas, por município. Esses custos ficam a cargo das prefeituras. Além disso, há os custos operacionais como estadia, combustível e alimentação que também são de responsabilidade da administração.

A primeira ação é constituir um estatuto e para isso foi assinado um protocolo de intenções. Na sequência será necessária a aprovação por parte das câmaras de vereadores em cada município, para posteriormente constituir uma Assembleia que valide o estatuto do Cidepsul.

Na execução dos serviços, a Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) recebe a orientação do local em que o município necessita da obra para fazer um projeto e na sequencia executá-lo.

O presidente da Amsulpar e prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, apontou algumas ideias, como a divisão por quotas de horas de serviço para cada município.

Todas as propostas serão analisadas por cada prefeitura e câmara de vereadores, para depois, ser oficialmente constituído o consórcio.

Implantação do SAMU regional

Outra proposta discutida na reunião foi a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para atender todos os municípios da região.

O chefe da 6ª Regional de Saúde, Ary Carneiro Junior, sugeriu que seja agendada uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, para saber como está o andamento do processo.

Para Ary Carneiro o momento é propício para viabilizar a implantação do Samu. “Temos no Pedro Ivo alguém que conhece a tramitação dos processos e meios para isso”, destaca.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Matrículas da rede estadual para o ano letivo de 2025 encerram nesta sexta-feira

As matrículas e rematrículas da rede estadual de ensino do Paraná para o ano letivo de 2025 encerram nesta sexta-feira (06). Os interessados devem realizar o procedimento exclusivamente de forma online, por meio da Área do Aluno, no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR). O limite de horário para concluir o processo e garantir […]

Do Paraná para os EUA: jovem quer mudar a história da família no Ganhando o Mundo Agrícola

Vinicius Stukowski Camargo, de 16 anos, já está acostumado a enfrentar desafios. Aluno dedicado do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de São Mateus do Sul, ele viveu uma reviravolta em sua vida desde que ingressou na unidade, no início de 2024. Morador da zona rural de São João do Triunfo, nos Campos Gerais, uma […]

Santa Catarina atinge meta de vacinação contra o sarampo e não registra casos da doença desde 2021

A Secretaria de Estado da Saúde apresenta um avanço significativo na proteção da população contra o sarampo, uma doença altamente contagiosa e potencialmente grave. Nos últimos dois anos, a vacina da tríplice viral, que protege contra a doença, atingiu a meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. O índice vacinal em 2023 foi de […]