Nomear logradouros é função do Poder Público » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Nomear logradouros é função do Poder Público


23 de janeiro de 2020

Ex-presidente do Brasil é homenageado com nome de rua: é nela que fica o prédio da Câmara de Vereadores/ Foto Assessoria\CMUVA

Mais do que identificar uma localização, os nomes de ruas e de praças ajudam a contar um pouco da história de uma cidade. Também do País. Homenageando personalidades importantes e valorizando quem fez algo diferente, os endereços resgatam um contexto especial. Mas afinal, como se escolhem os nomes?

Conforme um entendimento do Supremo Tribunal Federal, a competência para a decisão é do prefeito e dos vereadores já que ambos os poderes, Executivo e Legislativo, tratam da gestão do patrimônio público.

Nas Câmaras, a escolha deste ou daquele nome, passa por discussão e votação nas sessões. Aprovado, ele segue para a sanção do prefeito. A oficialização de um nome é feita através de Lei Municipal.

Em União da Vitória, existem 774 ruas, praças, avenidas e largos, e muitos desses logradouros levam o nome de personalidades do cenário político, religioso, científico e artístico, como Getúlio Vargas, Manoel Ribas, Castro Alves, Frei Policarpo. Há também nomes de ruas que estão ligados às datas históricas. É o caso da rua 1° de Maio, por exemplo.

Projetos que propõem conceder nome a uma rua ou logradouro, às vezes são criticados por quem considera o assunto irrelevante. Porém, a falta de nome oficial para uma rua pode criar muitas dificuldades para todas as pessoas que nela residem. Fica mais difícil para alguém explicar corretamente onde mora, se a pessoa reside numa rua sem nome, gerando problemas inclusive para o recebimento de correspondências, encomendas e cobranças. O nome de uma rua faz parte do chamado endereço, juntamente com o bairro, o CEP, o número do imóvel e a cidade.

Participação popular:

A população também pode sugerir o nome de uma pessoa que tenha sido importante para uma determinada comunidade e que ela julgue merecedora de receber uma homenagem póstuma. Neste caso, o pedido será encaminhado ao Legislativo para que seja proposta a denominação da rua por meio de um projeto de lei.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Porto União publica lista única de vagas para a Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Porto União divulgou, por meio da Central de Vagas, a lista única de vagas para os Núcleos de Educação Infantil (NEIs) referente ao ano letivo de 2026. A relação completa está disponível no site da Prefeitura, no ícone “Central de Vagas”, e apresenta o NEI e o período em […]

Demora da Câmara pode comprometer a incorporação da UNIUV à UNESPAR

A proposta de incorporação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ao campus da Universidade Estadual do Vale do Iguaçu (UNIUV), enfrenta um momento decisivo e pode estar ameaçada pela demora na tramitação do projeto na Câmara de Vereadores. O acordo, considerado estratégico para a consolidação do ensino superior público na região, depende da votação do […]

CMEI Eneida Fagundes recebe mais de R$ 117 mil em investimentos 

Nesta segunda-feira, 15, foi inaugurado novos espaços no Centro Municipal de Educação Infantil Eneida Fagundes, os investimentos totalizam R$ 117.051,21, aplicados em obras que qualificam o atendimento e o ambiente escolar, entre elas a construção de novos banheiros, construção de um solário e colocação de cobertura em policarbonato de corredores de acesso e do novo […]