O que aconteceu na Sexta-feira Santa? O que significa a data » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

O que aconteceu na Sexta-feira Santa? O que significa a data


7 de abril de 2023

Foto: Pixabay

Você sabe o que aconteceu na Sexta-feira Santa? O feriado acontece o feriado conhecido como Sexta-feira da Paixão. 

Trata-se de um feriado e uma data religiosa e ela marca o encerramento do período da quaresma. A data é histórica e bastante tradicional no segmento cristão, a religião com um maior número de fiéis no Brasil.

Nesse contexto, é muito importante entender o que aconteceu nesse dia, porque é considerado um feriado religioso e entender quais são os hábitos e tradições dessa data. Destacaremos sobre essas questões logo abaixo.

O que é a Sexta-feira Santa?

Trata-se de um feriado religioso do cristianismo na qual simboliza a morte de Jesus Cristo. No ano 33, ele foi morto e crucificado pelo Império Romano. Guardas Romanos ainda colocaram uma coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus carregou a cruz e pouco depois foi morto e crucificado.

A data acontece sempre dois dias antes da Páscoa, que trata de outro feriado religioso e ele celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Ambas as datas são feriados nacionais no Brasil e em diversos países do mundo, como na Itália.

De acordo com o cristianismo, a sexta-feira santa é um dia de reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É bastante frequente a ocorrência de reconstituições, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam os seus últimos dias de vida de Jesus Cristo. Isso inclui o julgamento, a crucificação e também a ressurreição.

Quando acontece a Sexta-feira Santa?

A sexta-feira santa não tem uma data fixa. Desse modo, não há um dia específico para ser comemorado atualmente. No entanto, na maioria das vezes, a data acontece na semana no domingo de Páscoa.

Segundo a tradição cristã para definir o dia da Sexta-feira da Paixão considera-se a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no Hemisfério Sul ou depois do equinócio de primavera no Hemisfério Norte do globo. Nesse caso, a data pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Vale destacar ainda que após a definição da data de sexta-feira santa, outras comemorações são definidas. Entre elas estão o Carnaval, o domingo de Páscoa e a quarta-feira de Cinzas (primeiro dia da Quaresma).

O que dizem que aconteceu nesse dia?

No dia da sexta-feira da Paixão, aconteceu a crucificação e morte de Jesus Cristo. Ele carregou a cruz por um longo trajeto e os soldados do Império Romano colocaram uma coroa de espinhos em Cristo. Ao finalizar o trajeto, ele foi morto e dois dias depois ressuscitado.

Vale destacar que a data ainda simboliza a ressuscitação de Jesus Cristo também é feriado nacional e atualmente conhecido como Domingo de Páscoa. Essa data marca o encerramento da quaresma.

Por que ele é um feriado religioso?

Não é muito difícil explicar sobre essa questão. A sexta-feira santa é uma data típica do cristianismo e que simboliza a morte de Jesus Cristo, logo é um feriado religioso. Trata-se de uma oportunidade de as pessoas refletirem sobre o acontecimento.

O cristianismo defende a ideia de que o feriado também é uma oportunidade para cada um refletir sobre o que aconteceu e meditarem em respeito ao Senhor, que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação de todos.

Quais os hábitos e tradições desse dia?

Existem diversos hábitos e tradições na Sexta-feira Santa. De acordo com o cristianismo, trata-se de uma data de reflexão sobre o sacrifício de Jesus na cruz. O dia é bastante marcado por diversos rituais e penitências, como o jejum de carne ou abstinência de prazeres mundanos.

Vale destacar ainda que nessa data é bastante comum a presença de reconstituições, encenações homenagens e outras maneiras de representações artísticas como teriam os últimos instantes da vida de Jesus Cristo. Isso passa pelo julgamento, pela crucificação e também pela posterior ressurreição.

Vale ressaltar ainda que o dia considerado feriado nacional no Brasil e muitas pessoas não trabalham por esse motivo. Nesse contexto, os fiéis terão a oportunidade de refletir mais em relação ao significado da data.

**NCSTV

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara aprova imposto para compras internacionais de até US$ 50

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 28, a cobrança de taxa para produtos que custam até US$ 50 comprados em sites internacionais. Esses produtos são bastante comuns em sites como Shein e Aliexpress. A medida foi incluída dentro do Projeto de Lei 914/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), destinado ao desenvolvimento […]

Concessionária anuncia aumento no preço do pedágio entre PR e SC; veja valores

As cinco praças de pedágio das rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR e BR-101/SC, no trecho entre Curitiba/PR e Palhoça/SC e que estão sob concessão da concessionária Arteris Litoral Sul, terão suas tarifas reajustadas a partir da zero hora desta quarta-feira, 29, conforme Deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nº 133/2024 publicada no Diário […]

Porto União realizou 6ª Conferência Municipal das Cidades

O evento teve como objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias Na tarde desta terça-feira, 28, aconteceu a 6ª Conferência Nacional das Cidades, no auditório do SENAC de Porto União, na Avenida Getúlio Vargas. A conferência teve como tema “Constituir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, Caminhos […]