Operação Luz da Infância investiga exploração sexual infantil na internet em Santa Catarina » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Operação Luz da Infância investiga exploração sexual infantil na internet em Santa Catarina


6 de novembro de 2020

Divulgação

Com o objetivo de identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet no Brasil e em mais quatro países, a sétima fase da Operação Luz da Infância foi deflagrada nesta sexta-feira, 06 de novembro.

Coordenada pelo Ministério da Justiça (MJ), com a participação das Policias Civis de dez Estados, incluindo Santa Catarina e Paraná, envolve 137 mandados de busca e apreensão. Além de Santa Catarina e Paraná, os estados do Rio Grande do Sul, Alagoas, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo foram alvos. A operação também acontece na Argentina, Paraguai, Panamá e Estados Unidos.

Em Santa Catarina, os mandados de busca e apreensão cumpridos foram expedidos pela Justiça e identificados pela Polícia Civil com base em informações coletadas em ambientes virtuais com indícios de autoria e materialidade delitiva. Eles estão sendo cumpridos em Florianópolis, São José, Caçador, Morro da Fumaça, Sombrio, São José do Cedro, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Rio do Sul e Itapema. As buscas são realizadas em conjunto com o Instituto Geral de Perícias (IGP).

Divulgação

Essa ação é decorrente de uma cooperação mútua entre a Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do MJSP e conta com o auxílio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (Homeland Security Investigations -HSI).

A pena para quem armazena esse tipo de conteúdo no Brasil varia de 1 a 4 anos de prisão. Se houver compartilhamento varia de 3 a 6 anos e de 4 a 8 anos de prisão pela produção de conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual.

Histórico
A Operação Luz na Infância está na sua sétima fase. Os resultados das anteriores foram os seguintes:

  • Luz na Infância 1 – 20 de outubro de 2017. Foram cumpridos 157 mandados de busca e apreensão de computadores e arquivos digitais. Foram presas 108 pessoas.
  • Luz na Infância 2 – 17 de maio de 2018. As Polícias Civis dos Estados cumpriram 579 mandados de busca, resultando na prisão de 251 pessoas.
    Luz na Infância 3 – 22 de novembro de 2018. Operação deflagrada no Brasil e na Argentina com o cumprimento de 110 mandados de busca, resultando na prisão de 46 pessoas.
  • Luz na Infância 4 – 28 de março de 2019. Operação deflagrada em 26 estados e no Distrito Federal resultou no cumprimento de 266 mandados e 141 pessoas presas.
  • Luz na Infância 5 – 04 de setembro de 2019. Operação deflagrada em 14 estados e no Distrito Federal, além Estados Unidos, Equador, El Salvador, Panamá, Paraguai e Chile. A ação resultou no cumprimento de 105 mandados e 51 pessoas presas.
  • Luz na Infância 6 – 18 de fevereiro de 2020. Operação deflagrada em 12 estados, com colaboração técnica de quatro países (Estados Unidos, Panamá, Paraguai e Colômbia). A ação resultou no cumprimento de 112 mandados de busca e apreensão e 43 pessoas presas em flagrante.”
Dr. Paulo Koerich, Delegado Geral da Polícia Civil e na função de Secretário de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Primeiras doses exclusivas para adolescentes de 12 a 17 anos chegam ao Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu mais 229.320 vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech na noite desta sexta-feira (24). São 129.870 segundas doses (D2) e 99.450 primeiras doses (D1) para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e deficiência permanente. Os imunizantes fazem parte da 53ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde […]

Ministro anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta sexta-feira (24) a inclusão de profissionais da saúde no grupo de pessoas que receberão uma dose de reforço da vacina contra a covid-19. A nova aplicação deverá ocorrer a partir de seis meses da imunização completa dessas pessoas.  “Acabamos de aprovar a dose de reforço para profissionais […]

Feira de Adoção acontece hoje em União da Vitória

Acontece neste sábado, 25, mais uma edição da Feira de Adoção Animal realizada pela equipe da Defesa Animal de União da Vitória. A feira acontece na Estação União entre as 09h às 13h e o objetivo é facilitar a adoção de cães que que foram acolhidos pela Defesa Animal e estão prontos para irem para […]