Paraná: Polícia Civil adota novo sistema de identificação criminal » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Paraná: Polícia Civil adota novo sistema de identificação criminal


17 de novembro de 2020

Divulgação

A Polícia Civil implementa a partir desta segunda-feira (16) o Sistema Informatizado de Identificação Criminal na Central de Flagrantes, em Curitiba. A unidade é a primeira a operar a ferramenta, que permitirá confirmar em segundos a identidade de cerca de 90% dos suspeitos conduzidos à delegacia, sem precisar que uma perícia seja feita. 

Com o nome e o registro geral informado pelo suspeito assim que ele chega na delegacia, o policial civil terá condições de confirmar rapidamente a identidade civil do cidadão. O servidor irá coletar a digital do dedo polegar no leitor biométrico, tirar uma foto com a webcam e fazer a busca no sistema com essas informações. 

O delegado Marcus Michelotto afirma que 100% dos presos no Paraná são identificados, mas o sistema irá dar celeridade ao processo. “O Instituto de Identificação já faz essa coleta de identificação dos presos manualmente, demandando uma pesquisa. Agora com o sistema que chamamos de um para um, que é a identificação automática, nós conseguimos fazer a identificação imediatamente”, diz.  

A rápida identificação permitirá ao delegado ingressar com autuações em flagrante, indiciamentos e termos circunstanciados de forma mais ágil. Michelotto destaca a segurança e apuração do sistema nesse trabalho. “Os procedimentos são feitos contra a pessoa que realmente deve ser feita, inibindo a falsidade ideológica e o uso de documentos falsos, porque o tempo que levava antes para fazer a identificação poderia possibilitar que isso acontecesse”, afirma.  

Em segundos a ferramenta irá fazer a confirmação ou não da identidade do suspeito. Caso o registro não seja confirmado, um papiloscopista será chamado até à unidade para que faça a coleta manual das impressões digitais e inicie a perícia nas bases digital e física do Instituto de Identificação do Paraná. 

OTIMIZAÇÃO – Cerca de 70 atendimentos costumam ser feitos por papiloscopistas na Central de Flagrantes da Capital por semana. Com a implementação do sistema na delegacia, entre 85% a 90% dos suspeitos terão a identidade confirmada por escrivães e investigadores. 

A ferramenta otimizará o trabalho de perícia, agilizará a instauração de inquéritos policiais e reduzirá custos. 

A identificação do suspeito é fundamental para a condução do inquérito. Quando não há o registro geral confirmado do criminoso, o Instituto de Identificação precisa emitir um número criminal de identificação até que a identidade dele seja localizada. 

EXPANSÃO – O sistema foi utilizado de forma pioneira na operação Verão Maior 2019/2020. Agora com a implantação em Curitiba, a Polícia Civil estuda a expansão para todas as unidades do Estado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]