Pesquisa busca jovens descendentes de poloneses no Brasil » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pesquisa busca jovens descendentes de poloneses no Brasil


7 de fevereiro de 2023

Ilustrativa/Foto: Cido Marques/FCC

Uma pesquisa de doutorado está descobrindo as relações entre Polônia e Brasil através dos jovens descendentes espalhados pelo país. A intenção do estudo é entender como as mudanças na sociedade e as diferentes formas de comunicação afetam o comportamento da juventude polono-brasileira. Para participar, é muito simples: os jovens descendentes de poloneses podem acessar um questionário e responder as perguntas pelo link: https://bit.ly/Jovenspoloneses. A participação é voluntária e fundamental para a conclusão do estudo.

O estudo é desenvolvido pela doutoranda Larissa Drabeski, com orientação da professora Valquíria Michela John. Quando a pesquisa for concluída, a tese será pública e de livre acesso.

“A participação da comunidade é fundamental para o sucesso desta pesquisa, e o questionário é muito breve. Não custa nada e vai auxiliar muito, em apenas 10 minutos as perguntinhas já estão respondidas”, explica Larissa.

Com o título “Ressignificação da identidade étnica de jovens polono-brasileiros entre a tradição e as mutações comunicativas”, a pesquisa faz parte da tese de doutorado sobre a identidade polono-brasileira desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas diretamente à autora, pelo e-mail larissadrabeski@gmail.com.

Descendentes de poloneses em foco

Esta não é a primeira vez que a autora traz os descendentes de imigrantes poloneses para as pesquisas universitárias. Outro trabalho já desenvolvido pelas autoras foi a dissertação “Identidade polono-brasileira em São Mateus do Sul – PR : processos comunicativos de expressão étnica tecidos em família”, que investigou a identidade étnica nas práticas cotidianas de duas famílias de origem polonesa no município do interior do Paraná.

Agora, o objetivo é dar continuidade à pesquisa anteriormente desenvolvida, desta vez aprofundando o olhar para essas relações identitárias entre os jovens.

**Portal RDX

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aposentados do INSS não devem procurar o FUMPREVI para prova de vida

O Fundo Municipal de Previdência de União da Vitória (FUMPREVI) está orientando aposentados e pensionistas sobre a realização da prova de vida, após o aumento na procura de beneficiários do INSS pelo serviço no órgão municipal. A situação tem gerado dúvidas e deslocamentos desnecessários de pessoas que não fazem parte do regime próprio do município. […]

Abertas as inscrições para o Circuito de Corrida de Rua de Porto União

A Prefeitura de Porto União, por meio do Departamento Municipal de Esportes, abriu nesta quinta-feira (6) as inscrições para a 1ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua do município. A competição faz parte do calendário esportivo oficial e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e ampliar a participação da comunidade em […]

Regras sobre pensão ficam mais rígidas em 2026

As mudanças previstas para 2026 nas regras da pensão alimentícia trazem ajustes importantes e mais rigor para quem é obrigado a pagar. O valor da pensão passa a ter reajuste automático com base no novo salário mínimo, fixado em R$ 1.621, e o combate à inadimplência se torna mais severo. Uma das principais alterações é […]