Uma pesquisa de doutorado está descobrindo as relações entre Polônia e Brasil através dos jovens descendentes espalhados pelo país. A intenção do estudo é entender como as mudanças na sociedade e as diferentes formas de comunicação afetam o comportamento da juventude polono-brasileira. Para participar, é muito simples: os jovens descendentes de poloneses podem acessar um questionário e responder as perguntas pelo link: https://bit.ly/Jovenspoloneses. A participação é voluntária e fundamental para a conclusão do estudo.
O estudo é desenvolvido pela doutoranda Larissa Drabeski, com orientação da professora Valquíria Michela John. Quando a pesquisa for concluída, a tese será pública e de livre acesso.
“A participação da comunidade é fundamental para o sucesso desta pesquisa, e o questionário é muito breve. Não custa nada e vai auxiliar muito, em apenas 10 minutos as perguntinhas já estão respondidas”, explica Larissa.
Com o título “Ressignificação da identidade étnica de jovens polono-brasileiros entre a tradição e as mutações comunicativas”, a pesquisa faz parte da tese de doutorado sobre a identidade polono-brasileira desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas diretamente à autora, pelo e-mail larissadrabeski@gmail.com.
Descendentes de poloneses em foco
Esta não é a primeira vez que a autora traz os descendentes de imigrantes poloneses para as pesquisas universitárias. Outro trabalho já desenvolvido pelas autoras foi a dissertação “Identidade polono-brasileira em São Mateus do Sul – PR : processos comunicativos de expressão étnica tecidos em família”, que investigou a identidade étnica nas práticas cotidianas de duas famílias de origem polonesa no município do interior do Paraná.
Agora, o objetivo é dar continuidade à pesquisa anteriormente desenvolvida, desta vez aprofundando o olhar para essas relações identitárias entre os jovens.
**Portal RDX