Pesquisa revela: oito em cada dez catarinenses ouvem rádio » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pesquisa revela: oito em cada dez catarinenses ouvem rádio


25 de outubro de 2024

ACAERT divulga novo estudo completo sobre o consumo de rádio em Santa Catarina

Foto: ACAERT

Na manhã desta sexta-feira (25), a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) apresentou novos dados que reforçam o impacto do rádio em Santa Catarina. A divulgação ocorreu via plataforma Google Meet e contou com a participação do presidente da ACAERT, Fábio Bigolin, dos diretores Guido Schvartzman e Liza Rocha, e do diretor do Instituto Reality de Pesquisas (IRP), Domício Torres.

A pesquisa aponta que oito em cada dez catarinenses ouvem rádio no estado, mostrando a relevância do meio para a população. “Essa pesquisa reforça o papel essencial do rádio como veículo de comunicação confiável e próximo da sociedade. O rádio continua sendo um meio dinâmico, que cresce e mantém sua credibilidade, valorizando a relação com o ouvinte, o anunciante e a sociedade”, afirmou Fábio Bigolin. Ele destacou que, diariamente, a população catarinense passa mais de sete horas conectada ao rádio, resultando em um alcance de 1,2 milhão de ouvintes por minuto em Santa Catarina.

Realizada pelo Instituto Reality de Pesquisas (IRP) para a ACAERT, a pesquisa abrangeu todas as regiões do estado, entrevistando 1.500 catarinenses acima de 15 anos em áreas urbanas, de municípios pequenos, médios e grandes. Domício Torres, diretor do IRP, ressaltou que a amostra representa fielmente o estado e destacou a capacidade do rádio de se adaptar às tecnologias modernas: “O rádio soube evoluir e se integrar às novas plataformas, mantendo sua presença e relevância.

Principais Resultados da Pesquisa:

  • Audiência: 80% dos catarinenses ouvem rádio regularmente.
  • Tempo de Escuta: Catarinenses dedicam em média de 7 a 8 horas diárias ao rádio.
  • Alcance: Em duas semanas, o rádio atinge 76% da população do estado.
  • Publicidade: Mais de 40% da população recorda ter ouvido algum comercial no rádio nos últimos 30 dias.
  • Horário de Pico (Prime Time): Entre 08h e 19h, com média de mais de 1 milhão de ouvintes por minuto, atingindo picos de quase 2 milhões de ouvintes ao longo da manhã.
  • Percepção do Rádio: 70% dos catarinenses consideram o rádio um meio companheiro, prático e divertido.
  • Faixa Etária: 14% dos ouvintes estão na Geração Z (15 a 24 anos); 66% têm entre 25 e 59 anos; 19% têm 60 anos ou mais.
  • Confiança: 64% confiam nos comerciais que ouvem no rádio, e 59,6% confiam no rádio como meio de comunicação.
  • Influência: 65% dos ouvintes consideram o locutor um influenciador.

Esses dados reafirmam o poder do rádio em Santa Catarina e sua capacidade de adaptar-se às novas realidades tecnológicas e sociais, consolidando seu papel como um meio de comunicação confiável e influente para todas as gerações.

Via: ACAERT

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aprovação do Governo do Estado de Santa Catarina sobe quatro pontos em um ano e chega a 75%

Pesquisa realizada pelo Instituto Mapa foi divulgada nesta sexta-feira (20) Após dois anos de gestão, o governo Jorginho Mello (PL) é aprovado por 75% da população. Um crescimento de 4 pontos percentuais em comparação com o resultado do primeiro ano de governo. No índice geral de desempenho, a administração estadual levou uma nota 7,2 de […]

Com foco no aumento da competitividade, Paraná reduz ICMS para erva-mate

O Paraná vai conceder incentivo fiscal na comercialização de erva-mate do Estado para o restante do Brasil. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira, 18, o Decreto Nº 8.402  que concede um crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para vendas interestaduais da erva-mate beneficiada. Na prática, isso reduz a carga […]

Homologado termo de recuperação da BR 476 entre União da Vitória e São Mateus do Sul

Foi homologado na tarde dessa quinta-feira, 19, o termo de recuperação da rodovia BR 476, trecho entre União da Vitória e São Mateus do Sul pelo ministério dos Transportes Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT. Divulgado pelo próprio DNIT, este documento homologa o processo de contratação da empresa que será responsável pela execução dos […]