Uma reportagem veiculada em canal televisivo causou alvoroço no município de Pinhão – Paraná, nesta sexta-feira, 05 de junho. Na matéria, se afirmava que cinco pessoas foram contaminadas e testadas positivo para a Covid-19, duas delas de Pinhão, através de uma roda de chimarrão.
Ivonei Oliveira Lima, secretário de Saúde do município, afirma que a reportagem causou espanto visto que não há casos confirmados de Covid -19 vinculados as rodas de chimarrão. “Houve um equívoco, uma infelicidade, da médica ou da enfermeira que cedeu a entrevista”, apontou.
No município foram confirmados quatro casos, mas nenhum transmitido desta forma. O secretário pontua que evidentemente o chimarrão é uma forma de contágio do vírus “e temos recomendado a população que o chimarrão é muito saudável, atraí um bom papo, uma boa proza, mas neste momento de pandemia deve ser tomado com restrições”, destaca.
As medidas de prevenção ainda estão em vigor no município visto que o pico da pandemia está chegando. “O alerta está acionado, a gente precisa mais do que nunca agora, nesse mês de junho que é um mês de frio, onde facilita a propagação do vírus, as medidas de prevenção”, afirma Lima.