Plano para a Infância e Adolescência é realizado em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Plano para a Infância e Adolescência é realizado em Porto União


3 de dezembro de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação de Porto União realizou nesta terça-feira, 2, no Clube 25 de Julho, o Fórum Municipal sobre o Plano para a Infância e Adolescência, que integra o conjunto de metas da Fundação Abrinq, no programa Prefeito Amigo da Criança.

Durante a manhã foi realizada a abertura que contou com a presença de autoridades e convidados.

O presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Claudinei Kziozek, definiu como muito importante a participação de todos. “É muito bom participar do plano, desenvolver as metas e discutir o melhor. O plano hoje vai ser construído e aprovado no dia 8 pelo CMDCA”, disse.

Após esse passo o Plano segue para apreciação da Câmara de Vereadores, que também contou com seus representantes no encontro: Maria Aldair de Carvalho e Christian Martins.

O secretário de Educação, Bento Trindade Júnior, agradeceu a presença de todos, principalmente aos secretários municipais presentes ou que mandaram representantes para conduzir os trabalhos. “A participação de todos é muito importante. Esse plano é essencial porque vai falar de amor, de carinho, de respeito pelos direitos que a criança tem a educação, a saúde, a proteção, a segurança, enfim em tudo aquilo que vivemos no dia a dia”, diz Trindade.

O prefeito Anízio de Souza participou e afirmou que o objetivo desse trabalho deve ser voltado a um futuro melhor para as crianças do município. “Para mim não interessa o título Prefeito Amigo da Criança, mas interessa o que ele representa que tem a ver com os direitos das nossas crianças para que sejam respeitados e que aquilo que estará nesse Plano seja levado a risca. Isso é fundamental”, afirmou o Prefeito.

A cerimônia de abertura marcou também uma breve explanação do que já foi realizado até o momento pelos grupos de trabalho. O assessor educacional para a elaboração do Plano, Aurélio Bona Júnior, destacou que a primeira obrigação de qualquer gestor deve ser a criança. “A Fundação Abrinq exige esse compromisso dos Prefeitos e Porto União entendeu isso, não como pegar o título para dizer que tem o selo, mas entendeu que isso deve ser um compromisso de todos. Esse plano é uma decisão do executivo que diz: eu quero tomar como minhas as prioridades que a sociedade diz que são importantes”, enfatiza Bona.

O Plano Municipal para a Infância e Adolescência é elaborado por meio de um processo participativo, através do envolvimento de todos os segmentos, governamentais e sociedade civil, levantando um diagnóstico dos problemas enfrentados, alinhando concepções e traçando metas, estratégias e ações para os próximos 10 anos.

Marcando presença no evento estiveram também as crianças do Programa AABB Comunidade, que apresentaram duas músicas. Uma delas da autoria dos próprios alunos e professores, contando o dia a dia das atividades do Programa e a outra do grupo Roupa Nova: Paz.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por se tratar de um Plano participativo e democrático a presença de representantes de todos os segmentos da sociedade foi essencial.

Participaram também os representantes do Poder Executivo, do Poder Legislativo, das secretarias municipais de Administração, Finanças, Planejamento, Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Cultura e Turismo, Saúde e Departamento de Esporte; da Promotoria Pública, das Escolas Municipais e Estaduais, dos Núcleos de Educação Infantis, da Apadaf, da Apae, do San, do Conselho Tutelar, da Polícia Militar, da OAB-Porto União, das Associações de Moradores, dos Conselhos Comunitários, do Lions Clube Porto União Caminho das Águas,  do Lions Clube Porto União Cidade Amiga, do Projeto Pró-Jovem, do EJA, do AABB Comunidade, do Conselho Municipal de Educação,  do Conseg Mirim de São Miguel da Serra, do Conselho de Alimentação Escolar, do Conselho do Fundeb, da Comissão de Acompanhamento e Avaliação do PPAC, do Creas, do Cras, da imprensa local e outros representantes.

Os participantes foram divididos em cinco grupos, formados pelos eixos de discussão: Programa dos Direitos da Criança e Adolescente, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Protagonismo e Participação da Criança e Adolescente, Controle Social da Efetivação dos Direitos da Criança e Adolescente, Gestão da Política Municipal dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente. Esses assuntos foram discutidos durante o dia todo para integrar o Plano final que será encaminhado a Câmara Municipal.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]