PM de Porto União alerta cidadãos sobre golpe do sequestro » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

PM de Porto União alerta cidadãos sobre golpe do sequestro


28 de abril de 2018

Foto; Polícia Militar

A equipe da Policia Militar da cidade de Porto União, com o objetivo de alertar os cidadãos e preservar a segurança de todos, confeccionou um manual de anti golpe. Apesar de serem feitas várias campanhas destacando esse assunto, principalmente em nossa emissora, a equipe policial afirma que em dois dias, recebe nove a mais ligações sobre essa prática.

Diante das diversas denúncias, a equipe está disponibilizando algumas orientações. A prática ocorre da seguinte forma: Um indivíduo liga aleatoriamente a um número de telefone, pede a identificação da pessoa e em seguida, afirma que alguém de sua família foi sequestrado. Logo em seguida, é colocado na linha alguém chorando, pedindo por ajuda, se aproveitando do estado emocional da vítima, e é muitas vezes nesse momento, que a própria vítima acaba revelando o nome da pessoa que seria o “sequestrado”.

Com a informação do nome, o indivíduo começa a pedir dinheiro para o suposto resgate, e nisso a vítima cai em um golpe. A equipe policial destaca que nos falsos sequestros, a ligação ocorre de um numero bloqueado ou de um código de área de outro estado, não falam o nome da vítima, apenas citam quando a pessoa do outro lado da linha acaba divulgando, e não desligam o telefone até conseguirem o dinheiro pedido pelo resgate.

Em um sequestro real, as ações são diferentes. Primeiramente, ocorre duas ligações, na primeira o sequestrador passa todas as informações que tem da vítima, e somente na segunda passa valores e demais detalhes. Às vezes, ocorrem mais ligações, sempre em momentos inesperados, e isso é feito por que o autor não quer ser identificado e muito menos localizado.

 

Orientações:

 

Mantenha a calma apesar da pressão psicológica e evite dizer o nome do suposto sequestrado. Tente pedir mais informações, para confirmar se há um refém real.

Tente entrar em contato com a pessoa que alegam estar sequestrado. Se não conseguir, pergunte aos autores alguma coisa que somente a real vitima saberia responder, como nome do melhor amigo, do cachorro ou outro familiar.

Na maioria dos casos é apenas um golpe, então mantenha a calma durante todo contato, quanto mais pedir informações, mais se desviar do assunto dinheiro, irá conseguir mais cedo que os autores desliguem o telefone.

Por fim, registre a ocorrência. Somente com um registro a equipe policial pode investigar o caso e tentar identificar o autor. Em emergência, disque 190.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]