Neste domingo, 25 de outubro, uma equipe da Polícia Militar de União da Vitória foi acionada para atender uma situação de maus-tratos contra idoso no bairro São Gabriel. No local, por volta das 17 horas, a solicitante, que relatou ser enfermeira, disse que chegou de São Paulo para visitar sua mãe que não via há 2 anos.
A mesma contou a equipe que encontrou a idosa em situação de risco, apresentando várias fotos da mãe e dos possíveis maus-tratos, fotos essas relacionadas a higiene. Em conversa com o irmão da solicitante o mesmo relatou que fazem sete anos que cuida da mãe e que a dois a senhora se encontra acamada por conta de um acidente vascular.
Que desde então os cuidados com a idosa aumentaram, mas que recebe apoio dos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Gabriel. Quem o ajuda a cuidar da mãe também é sua esposa e sua filha de 13 anos. Que sua vizinha também auxilia nos cuidados da idosa voluntariamente, e que sua irmão não os ajudam em nada e que chegou de viagem fazendo falsas acusações.
As partes foram então encaminhadas para a 4ªSubdivisão Policial para as providências de Polícia Judiciária. Segundo o relatório da PM, quando a equipe estava saindo do local, uma neta da idosa, que não estava presente na ocorrência, chamou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para retirar a avó enferma da casa do tio.
A técnica em enfermagem que se fez presente verificou a situação da idosa, assim como as condições do ambiente e constatou que não havia necessidade de retirar a mesma do local, bem como não constatou nenhuma situação de maus-tratos.