Pobreza Menstrual: aprovado projeto de lei que amplia distribuição gratuita de absorventes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pobreza Menstrual: aprovado projeto de lei que amplia distribuição gratuita de absorventes


1 de setembro de 2021

Foto: Getty Images/iStockphoto

Foi aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 1664/2021 de autoria da deputada federal Geovânia de Sá que amplia a distribuição de absorventes higiênicos, gratuitamente, às mulheres em situação de vulnerabilidade social. O produto será distribuído às necessitadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

O PL 1664/21, assim como outros 14, foram apensados ao PL 4968/2019 que prevê o fornecimento do produto a estudantes de escolas públicas dos ensinos fundamental e médio. Com o projeto da deputada Geovania de Sá, será ampliado a distribuição dos absorventes higiênicos a todas as mulheres em situação de vulnerabilidade, tornando assim mais abrangente e inclusivo.

“Um número enorme de mulheres não conseguem adquirir esses itens básicos de higiene sem prejudicar outras necessidades de sobrevivência. Não exageramos quando dizemos que, para um percentual elevado da população, comprar absorventes pode significar não comprar alimentos suficientes para a sua família”, justifica a parlamentar.

De acordo com o substitutivo aprovado, que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, haverá campanhas públicas informativas sobre a saúde da mulher no período menstrual e as consequências caso não haja uma devida atenção.

“Da mesma forma que distribuímos preservativos para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, temos de distribuir absorventes higiênicos a quem não tem condições de adquiri-los. Mulheres que não tem os produtos, recorrem a métodos inseguros para conter o sangue, como trapos, papel higiênico, folha de jornal e até sacolas. Isso não só a expõem a infecções, mas a um quadro de ansiedade constante, por medo da exposição”, revela Geovania.

Os absorventes higiênicos femininos feitos com materiais sustentáveis terão preferência de aquisição pelo poder público, caso haja igualdade de condições. A quantidade, forma de distribuição e mais detalhes serão estabelecidos em regulamento após a sanção. O projeto de lei agora vai para o Senado Federal para apreciação.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória lidera geração de empregos, mas mercado de trabalho segue instável na AMSULPAR

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que a recuperação do emprego formal na região da AMSULPAR, ao longo dos últimos cinco anos, ocorreu de forma desigual. Embora haja períodos de avanço no saldo regional, a geração de vagas permanece concentrada em poucos municípios, enquanto cidades menores enfrentam oscilações frequentes e […]

Alunos retornam às aulas na Rede Municipal de Ensino de União da Vitória

Mais de 5,6 mil alunos retornaram às atividades escolares na Rede Municipal de Ensino de União da Vitória. O ano letivo de 2026 começou oficialmente nesta quinta-feira, dia 5, com a volta às aulas de mais de 4,6 mil estudantes, com idades entre 0 e 10 anos, distribuídos em 24 Escolas Municipais e 15 Centros […]

Vestibular UNESPAR/UNIUV vai até dia 18

A Rádio Colmeia recebeu, a visita do representante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de União da Vitória, Cléris Mauro Schafascek, para a divulgação do Vestibular Especial que oferta cursos de bacharelado recentemente incorporados da extinta Uniuv. Durante a entrevista, o representante destacou que a incorporação dos cursos fortalece ainda mais o ensino […]