Na última semana, uma guarnição da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Canoinhas, que faz cobertura na cidade de Porto União, realizou a soltura de 16 aves nativas em uma mata da região.
Também participaram da ação, o comandante da unidade, Major Froehner e o subcomandante Tenente Macedo, que libertaram as aves nativas no seu ambiente natural.
Os animais soltos são oriundos de apreensões realizadas pela Polícia Militar Ambiental, sendo 16 aves conhecidas popularmente como trinca-ferro, curió, canários-da-terra, pintassilgo e coleirinho, que apresentaram condições suficientes que favoreceu a soltura. Todas as espécies são nativas de nossa região, ocorrendo no Bioma da Mata Atlântica, garantindo o equilíbrio dos processos ecológicos na nossa região.
O que diz a lei:
Cativeiro ilegal de animais silvestre é crime. Segundo o Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, a multa é de R$ 500,00 por indivíduo, e de R$ 5.000,00 se a espécie estiver na lista da fauna silvestre em perigo de extinção.
Na oportunidade também foi realizada a soltura de um porco espinho que foi resgatado em uma residência e liberto em uma área segura. A sociedade pode fazer denúncias contra os maus tratos de animais ligando para a Polícia Militar via 190.