Portaria do MS habilita 10 hospitais do estado a realizarem cirurgias de reconstrução mamária » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Portaria do MS habilita 10 hospitais do estado a realizarem cirurgias de reconstrução mamária


13 de julho de 2023

Entre eles está o Hospital São Braz, de Porto União

Foto: Ilustrativa/ https://br.depositphotos.com

Portaria publicada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 12, habilitou dez hospitais em Santa Catarina a realizarem procedimentos de reconstrução mamária. A meta estabelecida para o estado prevê a realização de 710 cirurgias nos próximos dois anos. O valor a ser repassado, via Fundo Nacional de Saúde, será de R$ 4,1 milhões.

As cirurgias plásticas de reconstrução mamária autorizadas deverão ser realizadas somente em mulheres que tiveram a retirada total da mama decorrente de tratamento de câncer, conforme Lei nº 13.770, de 2018. 

“Toda mulher que, em virtude do câncer, teve uma ou ambas as mamas amputadas ou mutiladas, tem direito a essa cirurgia gratuitamente pelo SUS. O ideal é que a cirurgia de reconstrução ocorra no mesmo ato cirúrgico.  Porém, algumas mulheres não conseguem realizar o procedimento e vão para a fila de espera”, explica a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

portaria 553 habilitou os hospitais em caráter excepcional e temporário, no contexto da estratégia de ampliação do acesso à reconstrução mamária, instituída pelo MS por meio de outra portaria (nº127, de 13 de fevereiro de 2023). A duração da habilitação será limitada ao prazo máximo de 24 meses, contados a partir da data da sua publicação.

COMO FUNCIONA A HABILITAÇÃO

Foram estabelecidas metas físicas por meio de resoluções na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que definiram a quantidade de procedimentos que cada unidade hospitalar deverá realizar no período estipulado pela portaria.

Os estados e municípios que aderiram a portaria 553 deverão coordenar, acompanhar, monitorar e auditar a execução da estratégia informando a desabilitação dos hospitais que cumprirem a meta, conforme as regras previstas na portaria nº127.

O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência dos recursos financeiros aos Fundos Estadual e Municipais de Saúde, após a apuração da produção na Base de Dados dos Sistemas de Informações Hospitalares do SUS.

Lista de hospitais habilitados e a respectiva meta estabelecida em CIB para os próximos 24 meses:

  • Blumenau – Hospital Santo Antônio (70 procedimentos)
  • Chapecó – Hospital Regional do Oeste (60 procedimentos)
  • Criciúma – Hospital São José (70 procedimentos)
  • Florianópolis – Maternidade Carmela Dutra (70 procedimentos)
  • Itajaí – Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (75 procedimentos)
  • Joaçaba – Hospital Universitário Santa Terezinha (120 procedimentos)
  • Lages – Hospital e Maternidade Tereza Ramos (60 procedimentos)
  • Porto União – Hospital São Braz (90 procedimentos)
  • Rio do Sul – Hospital Regional Alto Vale (40 procedimentos)
  • São Bento do Sul – Hospital e Maternidade Sagrada Família (55 procedimentos)

**Via JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]