Porto União define retorno às aulas presenciais para dia 8 de fevereiro » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União define retorno às aulas presenciais para dia 8 de fevereiro


19 de janeiro de 2021

Depois de uma reunião com os profissionais que compõem a Secretaria da Educação de Porto União, na semana passada, ficou definido que o retorno das aulas das instituições de ensino municipal será dia 8 de fevereiro. De acordo com a prefeitura, seguindo um plano de contingência, todas as escolas estão preparadas para receber os alunos novamente.

Em entrevista para o Jornal Colmeia, na tarde de segunda-feira, 18, o prefeito municipal Eliseu Mibach esclareceu que o retorno do ensino fundamental e infantil será gradativo durante a segunda semana do mês de fevereiro. Para fazer as matriculas, os responsáveis devem ir até a escola mais próxima de sua residência, a partir do dia 1º de fevereiro.

(Foto: Arquivo Colmeia/2019)

“Vai voltar todos os alunos? Não. Aquele pai que não quiser mandar o filho para a escola, fica com o filho em casa e se responsabiliza por receber as matérias em casa via online e acompanhar o seu filho nos seus estudos. Mas não é obrigado a mandar para a escola para ter a aula presencial”, comenta o prefeito.

O plano de contingência elaborado pela Secretaria de Educação contempla termômetro, tapete sanitizante, distanciamento de um metro e meio dentro da sala de aula, uso de máscaras e álcool em gel, para e em todas as escolas municipais.

“Como funcionará? 50% da turma vem hoje, 50% vem amanhã, talvez estaremos dando aula nos sábados também, para fechar 6 dias na semana”, explica Mibach. O transporte escolar também operará com capacidade reduzida, apenas 50% da sua lotação máxima. Haverá um monitor, que medirá a temperatura de todos os alunos ao entrarem nos ônibus e orientará para sentarem em bancos alternados.

Então estamos preparadíssimos e prontos. O plano de contingência já está aprovado de todas as escolas. Nós só estamos agora, fazendo contato com os pais para fazer um levantamento de quais alunos que não vão participar das aulas presenciais a partir de 8 de fevereiro, para podermos preparar as matérias, de que forma nós vamos mandar essas lições para casa, como os pais vão acompanhar e assim nós queremos iniciar a educação.

Para ajudar no estudo dos alunos, o município providenciou a compra de tablets para os alunos acompanharem as aulas. “E também estamos comprando apostila do Grupo Positivo para que possamos melhorar ainda mais a educação do município. Já estamos também nos programando para a escola em tempo integral – escola pela manhã e à tarde. Estaremos contratando mais profissionais para que possamos ampliar essa educação, sempre pensando na recuperação do ano de 2020 que foi muito ruim a questão da educação”, complementa o prefeito.

Ouça a entrevista na íntegra:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]

Perto do cidadão: Paraná destina R$ 406 milhões para reforçar saúde dos municípios

Os investimentos em equipamentos, ações voltadas para melhoria da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a expansão de novas tecnologias estão entre os principais medidas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para aprimorar o atendimento prestado à população nos municípios. Além disso, foi reforçado o processo de educação permanente dos profissionais da […]

Vai ficar mais difícil se aposentar em 2025? Veja o que muda nas exigências

Com a chegada de 2025, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam estar atentos às novas exigências da reforma da Previdência. Desde a sua aprovação, a nova norma altera parte das regras a cada ano. A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para […]