“Porto União é o centro da Região Sul do Brasil” diz representante da Eco&Eco sobre desenvolvimento turístico » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

“Porto União é o centro da Região Sul do Brasil” diz representante da Eco&Eco sobre desenvolvimento turístico


9 de janeiro de 2025

Da Redação – por Mariana Baufleur

A Rádio Colmeia recebeu em seus estúdios nessa quinta-feira, 09, para participação no Jornal Colmeia, o gestor de projetos da empresa Eco&Eco, Wilson Miguel, para falar sobre o desenvolvimento turístico de Porto União com a construção do Complexo Turístico Morro da Cruz que inaugurou no final do ano passado a tirolesa.

A Eco&Eco é a empresa responsável pelo projeto e execução da obra. Com 25 anos de criação a empresa está presente em 24 estados com diversos serviços na área de turismo concluídos com sucesso. Em Porto União iniciou de fato o projeto e as obras no Morro da Cruz em 2023.  

Jornal Colmeia. Foto: Rádio Colmeia

A ideia do projeto de um Complexo Turístico surgiu em 2018, entre conversas da empresa e prefeitura, o projeto se consolidou no ano retrasado. “De todos os potenciais turísticos levantados, o Morro da Cruz, por ser único e o local onde a prefeitura poderia intervir de maneira direta, foi onde a gente sinalizou como ponto de partida”, disse Wilson Miguel.

O investimento de mais de R$3 milhões visa a integração de Porto União em rotas turísticas já consolidadas e outros projetos de grande envergadura como o Caminho do Rio do Peixe nas cidades do Meio-oeste Catarinense, tendo o turismo com uma excelente fonte de geração de renda para municípios com belezas naturais onde Porto União será o ponto inicial.

O projeto propõe a integração dos pontos turísticos urbanos como o Morro da Cruz, o Balneário Santa Rosa, Parque do Centenário, Instituto Grünenwald entre outros.

 “Se você pegar o potencial de produtos a serem desenvolvidos em Porto União e região, a gente poderia colocar uma relação aí que a região está para o turismo como a Arábia Saudita está para o petróleo”, comparou Wilson ao falar das possibilidades de desenvolvimento que há presente no município e região.

Para o representante da Eco&Eco, quando falam que Porto União está no final do Estado, num canto esquecido, há um equívoco. “Estrategicamente, geograficamente, Porto União num raio de 400 km, é o centro da região Sul do Brasil”, complementou ele dizendo que as 19 cidades mais importantes da região Sul estão nesses 400km de raio.

De acordo com o projeto a conexão entre o Instituto Grünenwald, Morro da Cruz e Parque do Centenário poderá ser feita futuramente por meio de um teleférico (bondinho). Haverá funicular (tipo especial de caminho de ferro utilizado para subir terrenos muito inclinados) ligando o topo do morro à Via Sacra.

O Parque linear será mais uma opção para aproveitar os espaços nas margens dos rios Iguaçu e Pintado. Novas trilhas serão abertas no Morro da Cruz aproveitando alternativas como arvorismo, downhill e trenó de montanha.

No topo do morro serão construídos mirantes, área comercial, estrutura com banheiros e bebedouros e a estação funicular assemelhando-se à estruturas de sucesso implantadas em outras cidades turísticas.

Parte pública

Da parte pública apenas 18% do projeto está concluído. Além da tirolesa e da urbanização inicial, terá um bonde funicular indo até a Paleotoca. Lá terá um Centro de Difusão Ambiental (CDA) onde terá totens interativos com informações e também um elevador de acessibilidade.

Da Paleotoca haverá um segundo funicular que chega até o Poço do São João Maria. Ali terá área urbanizada com lanchonete, recepção e loja de souvenirs.

A tirolesa já está pronta e o próximo passo é a prefeitura realizar uma licitação para definir um operador para o local, para que ela comece a funcionar. De acordo com Wilson Miguel, mais de 100 descidas testes já foram realizadas e a partir de 1º de fevereiro a tirolesa já vai poder ser utilizada, desde que definido um operador. A questão ambiental também está toda regularizada.

Parte Privada

Com o desenvolvimento desse complexo na questão da área privada, o próximo passo é a atração de um empreendimento hoteleiro que é um resort. Já existe desse resort, de acordo com Wilson Miguel, o levantamento de toda a parte de viabilidade técnica, ambiental e jurídica e também a questão alinhada com o terrenista que será sócio.

Será buscado então um sócio construtor na região que queira entrar no projeto e após, um parceiro em marketing e vendas.

Dentro da área e da possibilidade do projeto, será um resort com 210 unidades com expectativa de se trabalhar em três fases de 70 unidades, dentro de um prazo de 5 anos para a primeira fase. “E a expectativa ali, já bem encaminhado das tratativas aí pra gente trazer uma bandeira de peso, uma bandeira internacional para este empreendimento”, enfatizou o gestor de projetos.

Um resort com essa capacidade trará no mínimo 420 empregos diretos para o município.

Você pode ouvir a entrevista na íntegra e completa abaixo.

Gestor de Projetos da Eco&Eco, Wilson Miguel. Foto: Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeita de São Mateus do Sul inaugura Centro Municipal de Educação Infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, em uma cerimônia marcada pela emoção e pela presença maciça de pais, alunos e autoridades locais. O evento celebrou a entrega das novas instalações da unidade, fruto de um investimento de R$ 2.517.344,11, proporcionando mais conforto e segurança […]

Ciclista é atropelado na Avenida dos Ferroviários, em Porto União

Na manhã deste sábado, um ciclista foi atingido por um Ford Ka vermelho com placas padrão Mercosul na Avenida dos Ferroviários, em frente às quadras poliesportivas. De acordo com testemunhas, a vítima estava consciente e orientada, queixando-se apenas de dores nas costas.

Ponte de Ferro está interditada na manhã de hoje para lavagem

A prefeitura de União da Vitória informou que a Ponte de Ferro está interditada na manhã desse sábado para lavagem. Os ciclistas estão sendo orientados a utilizar a Ponte José Richa, e todo o trajeto está devidamente sinalizado. A equipe da prefeitura está no local para garantir a segurança de todos.