Porto União intensifica campanha de vacinação contra o HPV » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União intensifica campanha de vacinação contra o HPV


24 de março de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Porto União reforça neste mês a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (papilomavírus humano). As escolas do município recebem a equipe de saúde responsável pela aplicação da vacina em meninas com idade entre 9 e 13 anos.

Nos bairros as equipes dos postos de saúde já iniciaram o trabalho nas escolas e tem a disposição a vacina para quem perdeu a data na escola. Em Porto União o público alvo é de aproximadamente 846 meninas.

Para receber a imunização na escola a criança deve apresentar a autorização dos pais. Mesmo quem não for vacinada na escola, deve ir até um posto de saúde para atualizar a carteira de vacinação.

A vacinação contra o HPV ocorre em três etapas: a primeira dose; a segunda dose, administrada seis meses após a primeira; e a terceira dose, aplicada cinco anos após a primeira dose. Quem recebeu a primeira dose até o início de setembro de 2014 pode aproveitar a campanha nas escolas para receber a segunda dose, sendo necessário apenas apresentar a carteira de vacinação com o registro da vacina anterior.

Em janeiro de 2015, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra o HPV, passando de 11 a 13 anos para nove a 13 anos. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive), a meta é imunizar 80% das 146.961 meninas que compõem esta população-alvo em Santa Catarina.

Após ampliar a faixa etária da vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) para meninas entre nove e 13 anos, o Ministério da Saúde expande novamente o público-alvo da vacina. A partir deste mês, mulheres com idade entre 14 a 26 anos vivendo com HIV também serão vacinadas contra o HPV nos postos de saúde de todo o País. Em Santa Catarina, a estimativa é vacinar 80% das 1.317 mulheres que compõem este grupo.

 

Sobre o câncer de colo do útero

O HPV é um vírus que apresenta mais de 150 tipos diferentes. A vacina distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do tipo quadrivalente e protege contra quatro tipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os vírus HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse câncer é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, com registro de 402 mortes no Estado em razão da doença entre 2009 e 2013.

Apesar da alta incidência, o câncer de colo do útero pode ser prevenido por meio da vacinação, do uso do preservativo e da realização do exame preventivo (Papanicolau). O Ministério da Saúde recomenda que este exame seja realizado regularmente a partir dos 25 anos de idade.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]