Porto União tem baixo índice de vacinação contra a gripe Infleunza » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Porto União tem baixo índice de vacinação contra a gripe Infleunza


2 de junho de 2022

Secretário de Saúde, Marivaldo dos Reis. Foto: Rádio Colmeia

Porto União teve um baixo índice de vacinação contra a gripe Infleunza e a campanha se encerra nessa sexta-feira, 03. O Secretário de Saúde, Marivaldo dos Reis, esteve ao vivo no Jornal Colmeia dessa quinta-feira, 02, e disse que o índice de vacinação não chegou nem a 50% do público alvo.

A vacinação contra a Infleunza e Covid-19 se torna uma grande aliada da saúde visto que nessa época do ano há o agravamento de doenças respiratórias. Santa Catarina decretou nessa quarta-feira, 1º, estado de emergência por estar com o sistema de saúde saturado pela alta nos casos de dengue, Covid e problemas respiratórios comuns no outono e inverno.  

Reis pediu para que as mães de crianças de 0 a 5 anos vacinem as mesmas contra a Influenza visto que há apenas um percentual de 44% de crianças nessa faixa etária imunizadas. O sistema imunológico das crianças ainda não está desenvolvido o suficiente para combater adequadamente doenças como essas. Outro grupo que precisa de atenção nesse aspecto é o de gestantes que há apenas 45% de mulheres vacinadas. Pessoas acima de 60 anos há um percentual de 60% .

Tanto a gripe Influenza quanto a Covid-19 são doenças que atacam os pulmões e as vacinas são diferenciadas, uma não substituí a outra. O secretário coloca que muitas pessoas alegam que se vacinaram e na sequência ficaram doentes.  

O secretário explicou que provavelmente quando isso ocorre, é porque a pessoa já estava infectada com o vírus. Quando contraímos o vírus ou da gripe ou da Covid-19 ele leva de 7 a 15 dias, dentro do corpo, sem produzir nenhum sinal e sintoma porque ele está no período de incubação e após esse período ele se multiplica. E ele lembra que é de extrema importância se vacinar. “A gripe vai ser maior ou menor? Vai ser menor, porque nesse meio tempo a vacina vai começar a fazer efeito e vai fortalecer o sistema imunológico”.

Você pode acompanhar o áudio com a entrevista completa do Secretário de Saúde abaixo:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Morador de União da Vitória é vítima de estelionatários e tem quase R$ 15 mil retirados de conta no banco

Compareceu na sede do 27º Batalhão da Polícia Militar em União da Vitória nessa sexta-feira, 24, por volta das 14h55, um morador da área central, relatando que foi vítima de um golpe com cartões do banco. Disse que recebeu a ligação de uma pessoa que se identificou como funcionário do Banco do Brasil, onde tem […]

Avança licitação de obra para solucionar queda de rochas em União da Vitória

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta quinta-feira (23) a sessão de abertura dos envelopes com documentos de habilitação da obra de estabilização de taludes em trecho da PRC-466 em União da Vitória. O local é conhecido como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente […]

Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês. É o terceiro o anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, […]