Postos em SC passam a dar vacina contra o HPV a jovens soropositivas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Postos em SC passam a dar vacina contra o HPV a jovens soropositivas


10 de março de 2015

Foto: Divulgação PMI

Foto: Divulgação PMI

Cerca de 80% das 1.317 mulheres com idade entre 14 e 26 anos portadoras de HIV em Santa Catarina, devem ser vacinadas contra o vírus HPV nos postos de saúde a partir deste mês.

Essa é a expectativa da Secretaria Estadual de Saúde em relação à campanha nacional de vacinação contra o vírus, lançada na segunda feira, 09.

Até agora, as ações de vacinação contra o HPV eram direcionadas a meninas na faixa etária entre 09 e 13 anos. A ampliação do público-alvo, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive), ocorre porque as complicações decorrentes do HPV são mais frequentes em portadoras de HIV e pacientes com Aids.
“Historicamente, as doenças sexualmente transmissíveis atingem mais essa faixa etária, por isso o corte em 26 anos”, afirma Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização da Dive.

As mulheres portadoras de HIV que estiverem acima dessa faixa etária e que quiserem tomar a vacina devem procurar a rede privada. No total, a Dive estima que 142 mil meninas e mulheres sejam vacinadas até o fim do ano.

 

O que é HPV:

 

O HPV é uma doença sexualmente transmitida, conhecido como vírus do papiloma humano, e também como verruga genital, ou crista de galo.  Atualmente existe mais de 100 tipos de HPV, sendo que vários deles podem causar câncer no útero, e no ânus.  Dos 100 tipos existentes, 60 causam verrugas comuns na pele, sendo nos braços, mãos, pernas e tórax. E os demais 40 tipos, causam mucosas.

As pessoas infectadas muitas vezes não apresentam sintomas, e por conta disto é recomendado que se faça exames rotineiramente.

 

Ação especifica:

Segundo Vanessa, além dos postos de saúde, serão feitas ações em locais que oferecem testes e atendimento a pacientes com HIV, como os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) e Centros de Atendimento Especializado em Saúde (Caes).

Também haverá ações nas escolas, a critério de cada município. Equipes de saúde vão até as instituições para aplicar novas doses e atender meninas que nunca receberam a imunização.

As vacinas já estavam disponíveis para meninas de 09 á 13 anos desde janeiro. A ação de intensificação deve durar por todo o mês de março, mas as vacinas continuarão disponíveis após esse período.

A vacinação contra o HPV ocorre em três etapas. Para as meninas de 09 a 13 anos, a segunda dose deve ser administrada seis meses após a primeira, e a terceira, após cinco anos.

Já para portadoras de HIV o sistema de reforço é diferente. A segunda dose deve ser antecipada para dois meses após a primeira, e a terceira deve ser tomada após seis meses.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]