Na última sexta-feira, 5 de junho, o prefeito eleito na cidade de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, como o seu vice, Rodrigo Marcante, foram diplomados pelo senhor Juiz Eleitoral, Carlos Matiolli, numa cerimônia realizada na Câmara de Vereadores do município.
A cerimônia de diplomação foi realizada por volta das 19h15, onde a mesa de autoridades foi formada pelo juiz eleitoral promotor, equipe da justiça eleitoral da cidade, Polícia Militar e Polícia Civil.
Durante o seu discurso o Juiz Eleitoral Carlos Matiolli, destacou a comunidade presente e em especial os eleitos no ultimo dia 17 de maio, na eleição suplementar. O juiz fez questão de ressaltar o verdadeiro papel de um governante em prol de cumprir a lei em vigor e em especial ajudar conforme as leis as pessoas da sociedade que mais precisam do poder púbico.
Após a fala do senhor juiz, demais autoridades também fizeram o uso da palavra para parabenizar a sociedade que fez mais um ato de democracia nas urnas e em especial a tranquilidade que foi o pleito no dia 17 de maio. Depois dos discursos, foi feito a entrega oficial do diploma ao senhor Claudinei de Paula Castilho e seu vice Rodrigo Marcante.
Para finalizar o ato, o Juiz Matiolli disse. “Declaro diplomados o senhor Claudinei de Paula Castilho ao cargo de prefeito de Bituruna e como vice-prefeito desta cidade o senhor Rodrigo Marcante. E dou como encerrada está sessão de diplomação por parte da Justiça Eleitoral do Paraná”, finalizou.
Posse dos eleitos:
Depois da cerimônia de diplomação os vereadores de Bituruna, realizaram a sessão de posse do novo prefeito e vice-prefeito de Bituruna, onde o presidente da casa o senhor Nelson Liber, convidou para a formação da mesa de autoridades, o prefeito diplomado Claudinei de Paula Castilho, o vice-prefeito Rodrigo Marcante, membros da Polícia Militar, o senhor Juiz Eleitoral Carlos Matiolli e os membros da Justiça Eleitoral de Bituruna.
Depois da formação da mesa foi feito a leitura de uma passagem da bíblia e dado início o tramite de posse dos eleitos. Castilho como Marcante assinaram o documento onde deixaram o cargo de vereadores para assumir o poder executivo de Bituruna. Depois de confirmado e lido na tribuna da casa de leis o termo de posse e dado o diploma, foram confirmados a posse do prefeito como do vice.
O prefeito de Bituruna foi convidado para usar a tribuna para fazer o juramento.
Depois de Claudinei, foi à vez do vice-prefeito Rodrigo Marcante fazer o seu juramento.
Antes da sessão da Câmara de Vereadores ser finalizada o prefeito fez o seu discurso em prol de continuar o seu trabalho em prol da sociedade e do desenvolvimento de Bituruna. Claudinei se emocionou ao fazer a leitura do seu discurso quando citou o nome de sua mãe.
Marcante ao fazer o uso da tribuna para fazer o seu discurso, agradeceu a todos pela união, e disse estar sempre junto com a população conversando com o prefeito Claudinei para o bem de todos os biturunenses.
E para finalizar a sessão, o Hino Brasileiro como o Hino de Bituruna foi entoado novamente, como foi feito durante a sessão de diplomação.
Voto a voto:
Lembrando que a eleição suplementar na cidade de Bituruna foi realizada no último domingo, 17 de maio, onde 49 sessões foram montadas em toda a cidade de Bituruna, onde a comunidade se fez presente para decidir quem seria o novo mandatário do município. Sendo que Claudinei de Paula Castilho do PSDB e seu vice Rodrigo Marcante, foram eleitos com 4.195 de votos. O segundo colocado foi o candidato Vilmar Isoton do (PMDB) e seu vice Altemir Novacoski com um total de 3.366 de voto. O terceiro colocado foi Ângelo Masiero Neto (PSB) e seu vice Jozélia de Lima Ribas que obtiveram 954 de votos validos.