Prefeito e educadores debatem produção de apostilas e otimização de gastos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prefeito e educadores debatem produção de apostilas e otimização de gastos


11 de setembro de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de União da Vitória está possibilitando que os professores apontem, dentro de suas experiências e vivências em sala de aula, o conteúdo a ser ensinado aos alunos. O prefeito Pedro Ivo Ilkiv, juntamente com seu vice, Jair Brugnago, e o secretário de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, apresentaram e debateram, com os diretores e pedagogos das escolas municipais, a proposta de confecção de apostila própria, que gera economia de aproximadamente 75% aos cofres municipais.  O encontro foi realizado na manhã desta terça-feira, 10, no auditório da Fundação de Cultura.

Na oportunidade, o prefeito, também solicitou o apoio dos gestores escolares quanto à pesquisa, que será feita junto às instituições de ensino, visando fazer o levantamento geral de funcionários, otimizar recursos, evitar desperdícios e adequar a estrutura administrativa.

Durante o encontro, Pedro Ivo, ainda fez um relato dos investimentos e melhorias no setor educacional, como a construção da creche no bairro Lagoa Dourada, ampliação no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Eneida Fagundes da Silva, no bairro Panorama, e a liberação de recursos para a cobertura da quadra da Escola Municipal Duque de Caixa, no São Gabriel.

A Prefeitura, conforme o prefeito, tem uma série de projetos cadastrados junto ao Governo Federal, que aguardam liberação de verba.

A produção da apostila escolar, adequando-a às características regionais, faz parte de debates realizados pela categoria, reivindicando a participação dos professores na formatação do projeto pedagógico.

A medida atende aos interesses da categoria, aliados à redução de custos e será desenvolvida em parceria com o Instituto de Pesquisa, Ensino e Prestação de Serviços (IEPS). “É um espaço ímpar”, analisou o prefeito, observando a possibilidade dos professores criarem esses conteúdos pedagógicos baseados em suas experiências e atentos às necessidades específicas do ambiente de trabalho. “O professor é muito mais que um repassador de conteúdo. É um transformador”, completou.

Pedro Ivo solicitou aos diretores e pedagogos, que avaliem as instituições de ensino e apontem sugestões que visem tanto o bom uso dos recursos públicos quanto à adequação do quadro funcional, deixando cada funcionário dentro das funções específicas.

A pesquisa, que será realizada pela Prefeitura, busca levantar dados sobre as estruturas para que a administração, juntamente com a Secretaria de Educação, analise e implante medidas que melhorem todo o sistema educacional.

O vice-prefeito explicou que, com a confecção das apostilas, a administração municipal vai gastar, aproximadamente, R$ 1,2 milhão, em quatro anos. No atual método, esse valor era gasto a cada ano.

Por sua vez, Pedro Ivo avaliou que, o IEPS, ligado à Fafiuv, tem profissionais altamente capacitados. “Tem professores com doutorado em todas as áreas”, destacou.

Na confecção das apostilas, os professores do IEPS coordenam os trabalhos, que contam com participação do magistério municipal.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]