O engenheiro civil Fernando Albuquerque, responsável pela obra de construção da ponte José Richa, destacou que duas frentes já atuam com a fundação da ponte e com o pátio de vigas, área que já teve as etapas de escavação e reforço de solo iniciadas. “O pátio de vigas é algo que levaremos em torno de sessenta dias para concluir. Já a fundação leva mais tempo, algo em torno de cinco meses”, disse Fernando.
O prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, visitou o pátio de obras e destacou os avanços naquela que ele considera, e não é para menos, a mais importante obra de sua gestão. Santin evidenciou a importância política da conquista. “É fruto de muito trabalho, da união de esforços e bem por isso é uma conquista que merece ser comemorada”, falou Roveda.
A obra está em fase avançada, dentro do cronograma estabelecido com o Consórcio. Por isso, já é possível perceber a elevação da estrutura que servirá para a fixação das pilastras, bem como os trabalhos de terraplenagem para os acessos à cabeceira em São Cristóvão.
“Está evoluindo bem, no caminho certo, no caminho correto. Então, eu peço à população paciência com as consequências momentâneas que uma obra gigantesca como essa pode trazer. É para o bem de todos. Estamos mostrando novamente que as coisas em União da Vitória acontecem”, falou Santin.
Ocorre que com o cumprimento de prazos, se também aproxima um segundo momento de interrupção no trânsito sob a ponte férrea, uma vez que os equipamentos de fundação avançam. “Pedimos a compreensão e atenção da população, principalmente motoristas, motociclistas e ciclistas”, reforçou Fernando.
Santin fez questão de destacar a importância regional do novo acesso. “A nova ponte não é de uma pessoa, mas sim, uma obra da comunidade de União da Vitória, que vai utilizar a ponte todos os dias. Mais que isso, é uma obra de importância regional, pois nos apresenta como uma região pujante como realmente somos”, afirmou o prefeito.
A obra, que inclui sendo melhorias na avenida Paula Freitas e na rua Abilon de Souza Neves, deve ficar pronta em até um ano e meio.
O nome da ponte faz uma justa homenagem para o ex-governador José Richa que, em 1989, foi quem autorizou e entregou a ponte Domício Scaramella, ponte vizinha.