Final de semana contou com três encontros para o homem do campo
Este final de semana foi de aprendizado para os produtores rurais de Bituruna. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu o encontro de produtores de erva mate e as apresentações sobre seguro agrícola e sobre o Programa Mais Pinhão. O objetivo é ampliar a capacidade produtiva das propriedades rurais, mostrar as novidades tecnológicas disponíveis para o homem do campo e realizar capacitações. O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, acompanhado do secretário de Agricultura, Rafael Roveda, estiveram nos encontros acompanhando os eventos promovidos pela Prefeitura de Bituruna em prol do crescimento agrícola municipal e conversando com os agricultores.
Em parceria com a Emater, na sexta-feira (20), mais de 50 pessoas, maioritariamente produtores de soja e uva, acompanharam a apresentação sobre seguro agrícola, seus benefícios e como utilizá-lo; sobre o manejo integrado de pragas (MIP) e inovações tecnológicas para utilização no campo, como as tesouras agrícolas. Também na sexta-feira, foi realizado o encontro dos produtores de erva mate na Comunidade Bela Vista. Os agricultores assistiram uma palestra sobre o uso de tecnologia no cultivo da erva mate e nutrição do solo, promovido com o apoio da Casa Familiar Rural.
No sábado, 21, na comunidade do Agudo, foi apresentado o projeto Mais Pinhão. Mais de 80 produtores interessados em cultivar e comercializar pinhão compareceram no encontro que conta com o apoio da Escola Estadual Santa Izabel e Embrapa. O objetivo é aumentar a produtividade da propriedade e auxiliar no combate ao desmatamento da região. Para iniciar os pomares, serão entregues aos agricultores mudas de pinheiro que passaram pelo processo de enxertia, responsável pelo melhoramento das mudas. “As parcerias com instituições públicas e empresas privadas são fundamentais para levar ao homem do campo as novidades do setor e qualificá-los”, destaca o secretário de Agricultura, Rafael Roveda.
Via comunicação Prefeitura de Bituruna.