Por conta da pandemia de Covid-19, não apenas as pessoas precisam ficar em quarentena, como o lixo também. No município de Porto Vitória essa questão é levada a sério e o prefeito Kurt Nielsen Junior, em entrevista ao Jornal Colmeia, pede a colaboração da população na hora da coleta.
A coleta é feita toda segunda-feira e o lixo fica armazenado dentro dos caminhões até a quarta-feira, quando ele é direcionado para a reciclagem. “O lixo fica de quarentena 72 horas”, diz o prefeito, “por esse motivo o lixo fica muito tempo misturado”.
Muito material que poderia ser direcionado para a reciclagem acaba se misturando com o lixo comum, então o ideal seria fazer a separação correta. “Às vezes as pessoas não compreendem de que se misturar tudo, o pessoal vai tentar separar no setor de triagem, mas você acaba contaminando”, pontua, e pede para que a separação seja feita em três grupos de maneira simples.
Material de banheiro: papel higiênico, fralda e material descartável como luvas e máscaras descartáveis que é direcionado para vala.
Material de cozinha: filtro de café, resto de comida, resto de verduras que é direcionado para fazer compostagem.
Material reciclável: papel, garrafa, vidro, metal que é direcionado para reciclagem.