Prefeitura pretende regulamentar tráfego de veículos pesados no interior » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prefeitura pretende regulamentar tráfego de veículos pesados no interior


6 de julho de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Várias estradas rurais tiveram seus leitos destruídos pelo intenso trânsito de caminhões em dias chuvosos. Estradas, especialmente da região do Rio Vermelho e Serra da Esperança foram muito danificadas e impossibilitaram a passagem de veículos pequenos e ônibus escolares, motivando a ausência das crianças nas escolas. Diante dessas situações o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, convocou uma reunião, na tarde desta quinta-feira, 4, com os departamentos de educação municipal e estadual, secretaria de Obras e Câmara de Vereadores, para estudar uma medida.

Informalmente, o juiz Carlos Eduardo Mattioli Kockanny e o promotor Júlio Ribeiro de Campos Neto se pronunciaram favoráveis frente a uma ação do município que iniba a destruição das estradas e evite que os alunos percam aula, uma vez que, a baixa frequência é uma das causas da evasão escolar e a situação precária das estradas inviabiliza que os alunos cheguem até as escolas. O juiz e o promotor, em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória, têm trabalho no combate a evasão escolar.

Pedro Ivo justifica que para o conserto é necessário um aporte de recursos considerável em horas máquina, funcionários e material. De acordo com o prefeito, as estradas, caso do Rio Vermelho, linhas São José e São João, recentemente foram readequadas e os recursos de recuperação nesses trechos poderiam ser usados em outros locais que necessitam.

Para regulamentar essa questão e garantir a circulação de veículos leves e transporte escolar será previsto em lei as restrições de circulação, bem como, as rotas que veículos pesados poderão fazer uso. Caso haja desrespeito, por meio da fiscalização o infrator poderá ser notificado e multado. Participaram da reunião o vice-prefeito, professor Jair Brugnago, e secretário de Obras, Márcio César Roieck, o vereador Ziliotto Daldin, representado a Câmara de Vereadores, o chefe do NRE, Revelino José Petla, e a diretora de Educação, Carmen Winter.

 

Departamento de obras:

 

Mesmo ciente das dificuldades, devido ao solo úmido que precisa de aproximadamente 15 dias de tempo seco para voltar ao estado normal, a secretaria de Obras tem feito um trabalho de socorro em várias localidades do interior do município. Rio Vermelho (Colônia Coruja, Colônia São João, São José), Pinhalão, São Gabriel e Serra da Esperança.  De acordo com o secretário de Obras, Márcio César Roieck, é primordial a prefeitura encontrar uma solução quanto ao intenso tráfego de caminhões de empresas madeireiras. “Eles tem o seu direito de ir e vir e é responsabilidade da administração cuidar das estradas. Contudo, precisa haver bom senso em dias chuvosos para que se evite a destruição do leito das estradas rurais”, ressalta.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]