Parte dos incêndios tem origem na rede elétrica, por isso é necessário saber fazer a prevenção. O fogo pode deixar de se transformar em tragédia quando evitados e controlados com segurança e tranquilidade. O fogo causado por parte elétrica, pode ter início por questões de redes subdimensionadas e fiação incompatível com os equipamentos.
Segundo o 9º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina, é preciso fazer a revisão e manutenção das instalações da casa. Por segurança é necessário certificar-se que as instalações elétricas da residência seguem os padrões indicados e está corretamente dimensionada para o uso. Evitar o uso de plugues “T” ou benjamins e não ligar diversos aparelhos numa mesma tomada.
Desligar aparelhos elétricos e eletrônicos sempre que sair de casa. Evitar as populares “gambiarras” e se precisar fazer a manutenção da rede, chamar um eletricista. Nunca jogar água em aparelhos energizados.
Se for um princípio de incêndio, utilizar extintores de CO2 ou Pó Químico Seco, desligar a rede elétrica da residência e, caso não conseguir apagar o fogo, sair do imóvel e acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo telefone 193.