Produtor de Porto União é um dos vencedores do concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Produtor de Porto União é um dos vencedores do concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024


22 de novembro de 2024

Elisandro Scolaro, produtor de Porto União, foi um dos vencedores na categoria vinho tinto. Divulgação/IFSC Canoinhas

Elisandro Scolaro, produtor do Distrito de São Miguel da Serra em Porto União, foi um dos vencedores na categoria vinho tinto do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024. Sua nota foi de 83,3.

O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 21, em live transmitida pelo Grupo de Fruticultura do Câmpus Canoinhas.

O concurso concede premiação às três melhores bebidas de cada categoria: vinho tinto, vinho rosé, vinho branco, espumante e suco de uva. A entrega dos certificados e brindes será realizada pela comissão organizadora diretamente nas propriedades, no início de dezembro.

O resultado levou em conta a análise físico-química das bebidas – realizada no Laboratório de Fruticultura do câmpus, no mês passado, e a análise sensorial – feita por um comitê de especialistas e consumidores experientes, no dia 30 de outubro.

Conheça os vencedores de cada categoria:

  • Vinho Tinto
  1. Elisandro Scolaro (Porto União) – nota 83,3
  2. Jackson Zator (Mafra) – nota 80,6
  3. Samuel Damaso (Bela Vista do Toldo) – nota 79,7
  • Vinho Rosé
  1. Jackson Zator – Niágara Rosada 01 (Mafra) – nota 89,7
  2. Eduardo Novak (Canoinhas) – nota 82,6
  3. Jackson Zator – Niágara Rosada 02 (Mafra) – nota 71,5
  • Vinho Branco
  1. Jackson Zator – Niágara Branco Seco (Mafra) – nota 80,4
  2. Miroslau Hanschuck (Bela Vista do Toldo) – nota 79,9
  3. Jackson Zator – Niágara Branca Demi-Sec (Mafra) – nota 76,5
  • Espumante
  1. Eduardo Novak (Canoinhas) – nota 80,4
  2. Jackson Zator (Mafra) – nota 80,1
  3. Eduardo Novak (Canoinhas) – nota 75,1
  • Suco de Uva
  1. Elenir Elezita Grein (Monte Castelo) – nota 86,2
  2. Elisandro Scolaro (Porto União) – nota 84,4
  3. Marcos Mendes (São Bento do Sul) – nota 83,6

O Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte Catarinense é realizado desde 2019 pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Canoinhas em parceria com a Epagri e a Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental de Canoinhas. Além de premiar e estimular a elaboração de vinhos e sucos de boa qualidade, o concurso também busca divulgar a produção de vinhos e sucos e integrar os produtores do Planalto Norte.

AVALIAÇÃO

Neste ano, o concurso recebeu 51 amostras nas categorias vinho tinto (20), vinho rosé (9), vinho branco (6), espumante (6) e suco de uva (10). Os produtores são dos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Itaiópolis, Mafra, Monte Castelo, Porto União e São Bento do Sul.

Conforme o coordenador do projeto e professor de fruticultura do Câmpus Canoinhas, Douglas André Wurz, embora a safra 2024 de uvas tenha sido prejudicada pelas condições climáticas, em que muitos produtores perderam sua produção por causa da chuva, o concurso revelou ótimas bebidas, indicando o aprimoramento das técnicas de produção.

Entre os pontos positivos, professor Douglas destaca a melhoria das amostras, especialmente quanto à oxidação; maior equilíbrio dos vinhos com relação à maturação das uvas; maior complexidade aromática; sucos mais equilibrados na relação entre açúcar e acidez; uso de rolhas de maior qualidade, que garantem uma melhor vedação; e melhor apresentação visual de rótulos e cápsulas. “Os produtos vêm melhorando ao longo do tempo”, enaltece.

Ao final do concurso, todos os produtores, independentemente da colocação, vão receber relatórios individuais com os índices dos parâmetros avaliados (densidade relativa, sólidos solúveis, grau Glucométrico, polifenóis totais, pH, acidez total, intensidade de cor e tonalidade de cor), comparação com os índices considerados ideais e sugestões e recomendações para melhoria da elaboração dos produtos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]