A chefia do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória (NRE), finalizou nessa sexta-feira, 07 de junho, uma apresentação para o secretário municipal de Educação e as equipes de escolas e colégios da região Sul do Paraná, sobre o programa “Presente na Escola”, contra a Evasão Escolar.
Está ação teve início na terça-feira, dia 04 na cidade de São Mateus do Sul, que também abrange a cidade de Antônio Olinto, onde os educadores receberam as devidas informações sobre como será este programa criado pelo Governo do Estado do paraná, via Secretaria de Estado da Educação e Tecnologia. No evento também teve a fala do Juiz da Vara da Família e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Carlos Eduardo Mattioli, que explicou como está sendo feito as atividades contra a Evasão Escolar na região de União da Vitória. O chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Carlos Alberto Polsin, fez a apresentação do programa que será implantado até o ano de 2020 em todas os educandários do Paraná, para ajudar professores no dia a dia nos relatórios, que hoje, ainda são feitos no papel, na conhecida chamada. O programa a ser usado é um Registro de Classe Online (RCO).
As mesmas ações foram apresentadas na quarta-feira, 05, no salão nobre do centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) para os educadores do município de União da Vitória, e na sexta-feira, 07, foi a vez dos educadores das cidades de Bituruna, Cruz Machado, General carneiro, Paula Feitas, Paulo Frontin e Porto Vitória, que tiveram atividades de orientação na parte da manhã e ouviram as palavras do Juiz Mattioli, já na tarde, ocorreu atividades na pratica e trocas de ideias para valorizar o ambiente escolar.
O professor Carlos Alberto Polsin, falou sobre está reunião aos educadores, e também o que está sendo feito em prol das escolas, para ser um lugar cada vez melhor aos alunos, professores e a comunidade escolar.
O Juiz Mattioli, ao chegar no evento, foi surpreendido com um gráfico positivo da região Sul do Paraná que foi divulgado pelo Governo do Estado sobre a Evasão Escolar. O Juiz comemorou o ótimo índice de alunos em sala de aula na região e enfatizou o número que falta para ter êxito de 100% de alunos dentro da sala de aula.
RCO:
O programa a ser colocado em todas as escolas do Paraná até 2020, é um aplicativo para professores e escolas, que também foi feito para os pais terem no seu celular ou tablet, sendo uma chamada eletrônica. A escola terá o Registro de Classe Online (RCO) para acompanhar as atividades dos professores e repassar qualquer situação ao Núcleo Regional de Educação. O aplicativo para os pais será para que os mesmos tenham a oportunidade de saber se seus filhos estão na escola ou não.