Proibição de celulares em escolas entra em pauta no Senado após eleições » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Proibição de celulares em escolas entra em pauta no Senado após eleições


1 de outubro de 2024

A Comissão de Educação do Senado Federal vai começar a debater a proibição de celulares nas escolas logo após as eleições municipais, marcadas para os dias 6 e 27 de outubro, onde há segundo turno.

O presidente da comissão, senador Flávio Arns (PSB/ PR) vai tratar do assunto em paralelo à proposta do Ministério da Educação, que ainda está em desenvolvimento.

“No Senado, independentemente do projeto, já faremos o debate antecipadamente”, contou o parlamentar ao R7. “Temos que aprovar o requerimento na comissão para o debate acontecer. Vamos ter reunião presencial em 8 de outubro. Vamos aprovar, sem sombras de dúvidas, o requerimento para início do debate. Na semana seguinte, estaremos convidando os expositores, entre os quais, o MEC para explicar o que estão fazendo, pensando e o que está no projeto de lei”, disse Arns.

Celulares nas escolas prejudica aprendizado

Segundo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o uso excessivo de celulares nas escolas atrapalha o desempenho dos alunos, não só no Brasil, mas em outros países.

Dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) mostram que ao menos um em cada quatro países do mundo já implementou leis que proíbem o uso de smartphones nas escolas.

Países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Finlândia. Holanda, Itália, Suíça e México estão na lista dos que adotaram a proibição.

Debate do Senado ocorre em paralelo ao MEC

Conforme o senador do PSB, nada impede que os senadores apresentem outro projeto a partir da discussão na comissão. Arns explicou não ter sido procurado ainda pelo MEC para tratar sobre o assunto, mas defendeu um amplo debate em torno do tema.

Uma pesquisa divulgada em agosto pelo Instituto Real Time Big Data para o programa Fala Brasil, da Record, mostrou que mais de 70% dos pais apoiam a limitação do uso do celular na sala de aula. Somente 24% acreditam que o celular pode fazer parte da vida educacional. 30% afirmaram que o uso do aparelho pode ser uma ferramenta útil.

Proposta do MEC quer dar segurança a legislações estaduais

O MEC trabalha em um projeto de lei para proibir o uso dos aparelhos nas escolas. Segundo a pasta, a intenção da proposta é garantir maior segurança jurídica aos estados que já possuem leis que proíbem os celulares nas escolas.

O MEC ainda argumenta que a medida está em consonância com o resultado de estudos internacionais sobre o tema, os quais apontam que os aparelhos causam distrações nos estudantes, interferindo no aprendizado.

De acordo com o estudo TIC Educação 2023, divulgado no mês passado, 64% das escolas de ensino fundamental e médio do Brasil já implementaram restrições aos aparelhos e 28% não permitem o uso de celulares pelos estudantes. Entre os colégios que atendem crianças menores, a proibição dos dispositivos aumentou de 32% em 2020 para 42% no ano passado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Ciclista é atropelado por carro em Porto União e levado ao hospital

Por volta das 17h50min desta terça-feira (1), equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Porto União foram acionadas para atendimento de acidente de trânsito do tipo atropelamento na Rua Pedro Mazurechen, esquina com a Avenida João Pessoa no bairro São Pedro. No local foi encontrado um homem, o qual estava com uma […]

Idosa de 88 anos é encontrada debilitada após desaparecer em Porto União

Nesta terça-feira (1), uma equipe da Polícia Militar de Porto União foi acionada para deslocar até a localidade de Santa Maria, interior do município, para verificar uma ocorrência de desaparecimento de uma senhora de 88 anos de idade que estava desaparecida desde às 17 horas do dia anterior.Os policiais iniciaram as buscas e localizaram a […]

Casa Branca anuncia medidas econômicas significativas para 2 de abril

A Casa Branca anunciou que, em 2 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, implementará uma série de medidas econômicas destinadas a reduzir a dependência de produtos estrangeiros e fortalecer a economia nacional. Entre as ações previstas, destacam-se a imposição de tarifas recíprocas, taxas sobre produtos importados do Canadá e México, e tarifas […]