Projetos do Cejusc são apresentados para a sociedade » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projetos do Cejusc são apresentados para a sociedade


6 de setembro de 2019

Foto: Cejusc

No dia 19 de agosto no Centro Universitário do Vale do Iguaçu (Uniguaçu) o Juiz Carlos Eduardo Mattioli palestrou para Psicólogos e acadêmicos de Psicologia da região sobre “Escuta Especializada: Proteção Integral de Crianças e Adolescentes”, quando explanou sobre o Projeto Confiar, esclarecendo sobre o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima de violência sexual, quando dividiu a programação com a Psicóloga da Diretoria do Conselho Regional de Psicologia, Celia Regina Cortellete.

No dia 26 de agosto Mattioli proferiu palestra em mesa redonda com o assunto “Existe real efetividade do melhor interesse de crianças e adolescentes? Desafios da prática”, quando explanou sobre o trabalho de cidadania promovido na Comarca de União da Vitória no Simpósio Poder Parental, Infância e Juventude: debates a partir de diversidade e gênero, organizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), o qual foi realizado no auditório da Universidade Positivo, Campus Santos Andrade, Curitiba (PR).

O IBDFAM é uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de desenvolver e divulgar o conhecimento sobre o Direito das Famílias, além de atuar como força representativa nas demandas sociais que recorrem à Justiça, reunindo Operadores do Direito do Brasil e do exterior.

Foto: Cejusc

Projeto Rede Ajuda

 

No dia 20 de agosto Carlos Mattioli conversou com pais e mães do Núcleo Educacional São Bernardo do Campo, Porto União (SC) sobre as diversas formas de violência contra a criança, prevenção e encaminhamentos, além de prestar orientações individuais aos participantes

No período noturno da mesma data o Juiz conversou com a turma do 2º ano do curso técnico em informática do Colégio São Cristóvão sobre saúde mental na adolescência e prevenção ao suicídio. Após a conversa os estudantes participaram do círculo de construção de paz, metodologia utilizada pela Justiça pela equipe multidisciplinar do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

 

No dia 21 de agosto foram atendidos os alunos do ensino fundamental anos finais do período vespertino do Colégio Barão do Cerro Azul de Cruz Machado. Os estudantes acompanharam palestra sobre bullying e outras violências, e foram atendidos ao final pelo projeto Rede de Ajuda do Cejusc.

 

Projeto Criança e Adolescente Protegidos

 

No dia 28 de agosto mais de 60 estudantes do Colégio Estadual Neusa Domit de União da Vitória receberam carteiras de identidade realizadas através do Projeto Criança e Adolescente Protegidos, o qual é promovido em conjunto com o Núcleo Regional de Educação e a Delegacia de Polícia de União da Vitória.

 

Projeto Fábrica de Oportunidades 

Foto: Cejusc

Aos 29 de agosto o Cejusc realizou em parceria com o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de União da Vitória, diversas oficinas de interesse do público jovem como inserção no mundo do trabalho, oportunidades educativas, esportivas e culturais. Foram parceiros no evento Academia Corpo em Ação, Instituto Mix de Profissões, Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), entre outros. Os jovens também acompanharam palestra do Juiz Carlos Eduardo Mattioli sobre temáticas vinculadas à violência e juventude, além de serem atendidos pela Rede de Ajuda, e acompanhar apresentação do projeto Construindo a Prevenção (orientação sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce e trabalho de empoderamento da mulher) do Cejusc.

 

Reforma Trabalhista e Reflexos Econômicos

Foto: Cejusc

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de União da Vitória (apoiador do projeto Jovem Aprendiz – Fábrica de Oportunidades), também com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de União da Vitória e da OAB de Porto União , promoveu no dia 30 de agosto, sexta-feira pela noite conversa sobre a Reforma Trabalhista e Reflexos Econômicos, com o Professor Doutor advogado André Tesser, quando foram debatidas questões referentes à reforma trabalhista, e as consequências das mudanças no cotidiano das empresas e empregados.

 

Projeto rede de ajuda

 

No último dia 03 de setembro pela noite Mattioli conversou com os pais, mães, professores e alunos da Escola Municipal Guia Lopes do bairro Jardim Roseira, em União da Vitória. Ao final foi oportunizado pela equipe do Fórum pelo projeto do Cejusc Rede de Ajuda atendimentos individuais dos presentes.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]