O Prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, participou na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório do SESC de um café da manhã com lideranças da região, onde foram apresentados um resumo dos trabalhos realizados pela Região Turística (RT) Sul do Paraná e também o plano de mídia da RT da qual União da Vitória faz parte. O evento foi organizado em uma parceria entre a ATEMA, SEBRAE que encabeçam as atividades da RT Sul do Paraná e o SESC/SENAC que prepararam o café da manhã.
Em sua fala, o prefeito afirmou que o turismo regional exerce um papel importante na retomada da economia, e a criação da RT Sul do Paraná que tem como objetivo divulgar os atrativos turísticos de toda a região vem de encontro a oportunizar a melhoria de renda de toda a população. “As pessoas depois da pandemia não querem percorrer grandes distancias, e estamos saindo na frente, criando expectativas e alternativas para que o turismo regional fortaleça, o turismo é a indústria sem chaminé”, afirmou Bachir.
O prefeito também falou que União da Vitória já está conseguindo recursos junto com o governo estadual, através do deputado Hussein Bakri, para remodelar o Morro do Cristo que atualmente é o ponto turístico mais visitado do município, oferecendo assim mais atrativos que possam impulsionar o turismo de toda a região.
A consultora do SEBRAE, Aline Chicoski, que coordenada as ações de turismo na região Sul do Paraná, afirmou que a região que é faz parte da RT Sul do Paraná, tem um potencial turístico muito diversificado, tanto histórico quanto natural e que com a criação da RT precisa ser visto como uma fonte de economia e riquezas para os municípios da região. “Temos que deixar de falar em potencial turístico e tem que virar atrativo, algo consolidado. Por isso o Sebrae participou desde o início da estruturação da região turística, sensibilização dos parceiros, para eles entenderem do que estamos falando, entender que o turismo é uma economia que gira e impacta em diversos outros setores, ele é uma economia propulsora da região”, afirmou ela.
No projeto de mídia, foi apresentada a logo marca da RT e quais serão as formas de divulgar a região turística para atrair não só mais turistas, mas também mais empresários interessados em investir no turismo, “Vamos colocar a região turística na vitrine e mostrar para as pessoas o que na nossa região tem”, finalizou Aline.