As atividades de recuperação do avião do Capitão Ricardo João Kirt, que estava exposto na praça do Aviador em frente ao 5ª Batalhão do Exército de Combate Blindado (5º BEC Cmb Bld) em Porto União, se iniciou na última quinta-feira, 17 de janeiro, e teve um forte empenho de recuperação no sábado, 19, no espaço da unidade do Exército de Porto União.
O grupo denominado Kirkianos, estão atuando todos os dias para fazer com que a réplica do avião do Capitão Ricardo João Kirt, volte para a praça inaugurada em 2015, o mais rápido possível. Segundo o professor e historiador Aluizio Witiuk, o trabalho que está sendo feito não será somente na parte da asa do lado esquerdo, que foi danificada devido ao vento e problemas estruturais, sendo a asa que apresentou problemas é a do mesmo lado que derrubou o avião do capitão. Aluizio Witiuk em entrevista, falou como será este trabalho de recuperação da réplica do avião.
O grupo Kirkianos estão se esforçando ao máximo para que o avião volte até o mês de março deste ano para o local de destaque, deixando o espaço militar da entrada da cidade de Porto União como deve ser.
História:
O Capitão Ricardo João Kirk morreu no dia 1º de março no ano de 1915, e sua morte foi marcado como sendo a primeira tragédia com avião em missão militar na América. Na cidade de Porto União, para lembrar do avião e de Ricardo Kirt, foi feita a praça do Aviador. Na cidade de General Carneiro, na localidade de Marco, tem um espaço dedicado em memória de Ricardo João Kirt, exatamente onde ocorreu a queda do seu avião.