Sábado foi dia de mobilização contra o Aedes Aegypti

Escute a rádio

Sábado foi dia de mobilização contra o Aedes Aegypti


21 de junho de 2016

No sábado, 18 de junho, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, estiveram realizando mais um trabalho contra o mosquito aedes aegypti, na cidade de Porto União. A ação teve como objetivo levar mais informações e fiscalização.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O tempo frio e úmido de sábado, 18, em Porto União não impediu que agentes de saúde e militares do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado fossem as ruas para combater o mosquito aedes aegypti. Durante o dia todo, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e militares percorrem as residências e terrenos nas imediações da divisa com União da Vitória, realizando o “pente fino”.

“As pessoas pensam que com o frio dos últimos dias esse problema seria terminando ou amenizado, mas não, na última semana foram encontrados novos focos, novas larvas, mais uma demonstração de que o frio não está matando o mosquito”, afirma o secretário de Saúde, Rogério Stasiak.

Desta vez, a iniciativa foi do 5º BE e, em Porto União, a Vigilância Ambiental esteve a frente das atividades, por meio de Ilse Simione. Ela explica que a promoção a saúde é um dever de quem trabalha na Secretaria. “É uma missão conjunta que estamos realizando para levar às famílias a prevenção e a promoção a saúde”, disse Ilse. Uniram-se a equipe, os alunos do curso técnico de enfermagem do Colégio Lauro Muller Soares.

O prefeito Anízio de Souza acompanhou o início dos trabalhos, centralizados no Campo do Escurinho. “Quero agradecer a todos que estão presentes nesta atividade, pois essa ação é extremamente importante para a saúde da população de Porto União. É importante continuarmos ativamente no combate ao mosquito e em nome da população agradecemos a vocês”, afirma Anízio.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alguns locais onde o mosquito pode depositar os ovos:

– vaso sanitário;

– ralo de banheiro;

– recipiente com água de animais (cachorro, gatos, galinhas, passarinhos)

– pratos de vasos de plantas;

– bromélias;

– calhas;

– qualquer recipiente que possa acumular água (tampinha de garrafa, latinha de bebidas, potinhos);

– casca de ovo;

– balde coletor de água da chuva;

– piscina sem tratamento;

– lixo mal armazenado

Todos os locais onde possa haver o armazenamento de água devem ser eliminados ou limpos diariamente.

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]