Santa Catarina tem 28 casos por dia na Justiça por crimes de trânsito, aponta levantamento inédito » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Santa Catarina tem 28 casos por dia na Justiça por crimes de trânsito, aponta levantamento inédito


7 de novembro de 2024

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O Brasil tem 480 novas ações por dia em razão de crimes de trânsito, segundo levantamento inédito realizado entre janeiro e agosto de 2024. Foram contabilizadas 116.597 ações durante o período, conforme dados obtidos no banco estatístico disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Santa Catarina teve 6.781 novos casos registrados entre janeiro e agosto de 2024, que representa a média de 28 ações ingressadas por dia. O estado apresentou queda de 5,5% observada entre 2022 e 2023.

Nos demais estados, o Rio Grande do Sul apresenta o maior número, com 21.345 novos casos registrados entre janeiro e agosto de 2024, conforme dados disponibilizados pela base do CNJ. Na sequência, vêm os estados de Minas Gerais, com total de 17.204, e Paraná, com 7.352 novas ações.

MAIS COMUNS

Os crimes de trânsito que frequentemente resultam em processos judiciais consistem no homicídio culposo na direção de veículo automotor, lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, omissão de socorro, fuga do local de acidente, conduzir veículo automotor sob influência de álcool ou substância psicoativa, racha, e dirigir sem permissão ou habilitação. A modalidade culposa consiste nos casos que os crimes não foram cometidos de forma proposital.

As penas variam entre multas, suspensão ou cassação da habilitação, detenção, além de pena de reclusão de até 10 anos nos casos que resultem em morte.

PREVENÇÃO

Especialistas apontam as condutas preventivas como a melhor saída para evitar o envolvimento em crimes de trânsito. Carlos Coruja, advogado criminalista, lembra da importância de motoristas respeitarem rigorosamente as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Outro ponto é a importância da Lei Seca como prática preventiva de acidentes e crimes de trânsito. “Ao proibir a condução sob o efeito de álcool e drogas, desde sua implementação, os índices de acidentes envolvendo motoristas alcoolizados têm reduzido consideravelmente”, destaca Coruja.

COMO AGIR

Caso não seja possível evitar um crime de trânsito, a advogada criminalista, Bruna Brossa, orienta sobre as condutas que devem ser tomadas. Para as vítimas, como primeira ação, o ideal é “discar 190 e solicitar apoio às autoridades competentes, o que inclui a Polícia Militar ou o órgão de trânsito local para registrar a ocorrência, e o Samu ou Corpo de Bombeiros para prestar socorro médico, se houver vítimas feridas. Lembre-se de não tocar nas vítimas que se encontrem feridas, os socorristas possuem o conhecimento necessário para manejar esse tipo de situação”, destacou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Vestibular UNESPAR/UNIUV vai até dia 18

A Rádio Colmeia recebeu, a visita do representante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de União da Vitória, Cléris Mauro Schafascek, para a divulgação do Vestibular Especial que oferta cursos de bacharelado recentemente incorporados da extinta Uniuv. Durante a entrevista, o representante destacou que a incorporação dos cursos fortalece ainda mais o ensino […]

SENAR promove curso de NFP-e

A Secretaria Municipal de Agricultura de União da Vitória, em parceria com o Senar/PR, está promovendo cursos de capacitação voltados à emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) por produtores rurais. A medida atende à obrigatoriedade do documento eletrônico, válida para todo o Paraná desde janeiro deste ano. A primeira turma foi realizada em janeiro. Outras […]

Festival de Verão acontece nos dias 21 e 22 de Fevereiro

A Secretaria Municipal de Esportes de União da Vitória promove, nos dias 21 e 22 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Verão, evento esportivo que já integra o calendário oficial do município e promete reunir atletas, famílias e apaixonados pelo esporte em um fim de semana de muita energia, lazer e convivência comunitária. […]