Em sua primeira união como prefeito da cidade de União da Vitória, Santin Roveda, realizou a apresentação do seu secretariado e afirmou um corte de 20% para se ter recursos em caixa. A reunião de trabalho aconteceu no gabinete.
O prefeito Santin Roveda adiantou nesta segunda-feira, 2, novas medidas de contenção de gastos na prefeitura de União da Vitória. Todos os órgãos dos municípios devem reduzir as despesas em 20%. Já na posse, Santin anunciou que os salários do prefeito, vice-prefeito e secretários, referentes ao mês de janeiro, serão usados na compra de medicamentos.
“As despesas correntes dos órgãos da administração direta, secretarias, órgãos de regime especial, autarquias, empresas públicas deverão ser reduzidas em 20% a partir do dia primeiro de janeiro de 2017”, decretou o prefeito.
As medidas, segundo Roveda, levam em consideração a diminuição das receitas, principalmente agora, em que país enfrenta uma grave crise econômica. “O repasse de recursos vão diminuir em função da queda de arrecadação. O que temos que fazer é garantir a continuidade dos atendimentos à população de União da Vitória em serviços básicos como a saúde e a educação” disse.
Santin Roveda afirmou que vai ajustar as despesas com o pessoal, cargos, material de consumo e dos contratos de prestação de serviço.
Para o prefeito, a redução de gastos deve se estender ao uso consciente e racional de água, energia elétrica, combustível, diárias e passagens, serviços terceirizados, entre outros. Com essa adequação, Roveda espera aumentar as receitas e, assim, investir mais em programas e projetos prioritários. A ampliação de contratos para prestação de serviços, como locações, por exemplo, exceto em casos emergenciais, também está vedado.
Secretarias
Ainda nesta segunda-feira, Santin Roveda reuniu o secretariado e definiu como cada secretaria deverá reduzir os 20% nos gastos e despesas. Os secretários já iniciaram os trabalhos antes mesmo dos demais servidores que retornam às atividades no próximo dia 16.
No encontro, Santin Roveda apresentou os novos secretários e suas respectivas pastas:
Secretária de Finanças e Administração
Daniele Borges de Lima
Secretária de Cultura e Assistência Social
Ana Cláudia Portes Roveda
Secretário de Agricultura, Pecuária e Asbatecimento
Ney Antônio Kukla
Cihab/Cohab
Aref Bakri
Secretária de Educação
Sandra Leão
Secretário de Esporte
Cordovan Frederico de Melo Neto
Secretário de Planejamento
Clodoaldo Goetz
Secretário de Obras
Fábio Benghi
Secretária de Saúde
Silvia Regina de Andrade
Secretário de Trânsito e Fiscalização
José Augusto Mücke