
O presidente do DETRAN do Paraná, Santin Roveda, esteve pessoalmente com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar de uma pauta urgente e estratégica: a situação da BR-476, especialmente no trecho entre União da Vitória e São Mateus do Sul.
Representando também o governador Ratinho Júnior, Santin foi direto na cobrança: o Paraná quer estadualizar esse trecho da BR-476 para viabilizar uma obra definitiva, em concreto (white-topping), garantindo segurança, durabilidade e desenvolvimento para toda a região.
O ministro, porém, deixou claro que não vê possibilidade de estadualização no curto prazo. A rodovia seguirá federal, por enquanto. Apesar disso, reconheceu a importância da demanda e se comprometeu pessoalmente a trabalhar para que os recursos federais cheguem o quanto antes.
Renan Filho garantiu que ainda este ano serão destinados R$ 40 milhões para intervenções emergenciais de recuperação da BR-476. Além disso, confirmou que o governo federal está empenhado na liberação de recursos para a reestruturação completa da rodovia.
“Esse trecho é vital para União da Vitória, São Mateus do Sul e toda a região. É uma via estratégica para o escoamento da produção, geração de empregos e desenvolvimento. Nossa missão é clara: estadualizar e fazer ela em concreto. Enquanto isso não acontece, seguimos cobrando investimentos federais urgentes. Essa luta não para e, se Deus quiser, seguirá ainda mais forte na Câmara Federal a partir de 2026”, destacou Santin.
O encontro aconteceu durante uma visita técnica no Contorno Norte de Curitiba, onde, além da BR-476, foram discutidos outros temas de interesse para o desenvolvimento do Paraná.