SC tem um caso suspeito de Hepatite de causa desconhecida em criança; veja onde » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

SC tem um caso suspeito de Hepatite de causa desconhecida em criança; veja onde


9 de maio de 2022

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE) foi notificada na sexta-feira (6) sobre um caso suspeito de Hepatite Aguda de causa desconhecida em criança na cidade de Itajaí, no Litoral Norte. As vigilâncias epidemiológicas do município e do Estado seguem acompanhando a investigação do caso.

A equipe do SCC10 entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, que ainda não informou as medidas a serem tomadas pela pasta. Segundo assessoria, as informações devem ser divulgadas nesta tarde de segunda-feira (9).

Casos de hepatite aguda no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS), está monitorando os casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida e, até o momento, a associação da doença com a vacina contra covid-19 foi descartada. Segundo a entidade, mais de 200 ocorrências do vírus já foram notificadas em ao menos 20 países.

A Agência Nacional de Saúde do Reino Unido (UKHSA na sigla em inglês), que notificou os primeiros casos da doença, informou que dos 163 casos identificados até a primeira semana de maio, 91 tiveram adenovírus detectado (72%) e 11 tiveram que fazer transplante de fígado. Apesar de algumas vacinas contra a covid serem de vetores virais, a OMS e a UKHSA descartaram qualquer relação da doença com a imunização.

“Com base nas informações atuais, a maioria das crianças relatadas com a hepatite aguda não recebeu a vacina contra covid-19, descartando uma ligação entre os casos e a vacinação neste momento. Em alguns relatos, foi detectada a presença do vírus SARS-CoV-2, e esta é uma das linhas de investigação junto com outras, como o adenovírus”, descreveu a OMS em comunicado sobre o assunto. 

“Não há evidências de qualquer ligação com a vacina contra o coronavírus. A maioria dos casos são de crianças que têm menos de cinco anos e são jovens demais para receber a vacina”, informou a agência britânica, acrescentando que o SARS-CoV-2 foi detectado em 24 do total de casos relatados no país.

Possível surto da doença

Na última semana, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) afirmou que ainda há poucos dados para definir se há um surto da doença, e, por enquanto, o risco global é considerado baixo. “Como ainda não há certeza sobre a origem da doença, é possível que estejamos tomando conhecimento de uma situação que existia antes, mas que passou despercebida porque havia poucos casos”, diz a entidade.

Até o último dia 29, foram registrados casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida no Reino Unido e Irlanda do Norte (163), Espanha (13), Israel (12), Estados Unidos (9), Dinamarca (6), Irlanda (5), Holanda (4), Itália (4), Noruega (2), França (2), Romênia (1) e Bélgica (1). Das ocorrências, a maioria foi relatada em crianças de um mês a 16 anos, com uma morte notificada.

Mais recentemente, o governo da Argentina confirmou o primeiro caso da doença em uma criança de oito anos, da cidade de Rosário, na província de Santa Fé. No Brasil, o Ministério da Saúde está investigando ao menos sete casos, ainda sem confirmação.

Sintomas da hepatite

Análises mostram que o quadro clínico consiste em hepatite aguda (inflamação do fígado) e inclui elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais.

A organização recomenda que sejam realizados testes de sangue, soro, urina, fezes e amostras respiratórias para que outros países identifiquem, investiguem e notifiquem casos potenciais.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]