Na tarde desta sexta-feira, 01, a Secretaria de Saúde realizou uma reunião com representantes de diversos setores, entidades e membros das secretarias de saúde de Porto União e União da Vitória e regionais de saúde dos dois municípios para falar sobre situação do trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti que transmite os vírus da dengue, zika e da febre chikungunya.
A reunião foi coordenada pelo Secretário de Saúde de Porto União, Rogério Stasiak, e pela diretora da vigilância ambiental Ilse Mibach.
Foi feito um relatório dos trabalhos nesta semana e discutido alguns pontos sobre aumentar o alcance dos trabalhos realizados em conjunto com o município vizinho. Os integrantes destacaram que o trabalho de conscientização e as ações estão sendo realizadas agora no inverno, quando o número de casos é menor.
“Muita gente fala que com esse frio o mosquito morreu, não é verdade. Houve sim uma diminuição dos mosquitos, mas as larvas continuam nas águas paradas, já foram encontradas até agora cerca de 120 focos de larvas. Não podemos deixar de lado o empenho que tivemos até agora. Se chegarmos no verão com esse numero de focos, teremos grande problemas, por isso as ações da secretaria através das vigilâncias continuam”, afirmou o Secretário.
De acordo com o Secretário de Saúde os locais como terrenos que forem denunciados para a secretaria e que o dono após ser avisado e notificado não tomar nenhuma providência para a limpeza, o trabalho será realizado pela equipe da prefeitura e será cobrado do proprietário o serviço.
“Este trabalho não é só dos órgãos públicos, mas de toda a comunidade. Temos que cuidar do nosso quintal e ver se o vizinho está fazendo o mesmo também”, completa.
A equipe da secretaria estará participando da Fire Fest com uma barraca orientando população para os cuidados com o mosquito da aedes aegypti.
Via Comunicação Prefeitura de Porto União