Secretário de Saúde de Porto União fala sobre a importância da vacinação contra a gripe » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Secretário de Saúde de Porto União fala sobre a importância da vacinação contra a gripe


26 de maio de 2020

Imagem ilustrativa

A campanha de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 em Porto União, este ano não alcançou os objetivos desejáveis. As crianças são um dos grupos que não alcançaram a meta no município. Felizmente, ainda há tempo para reverter os números até o dia 06 de junho, para vacinar todas as crianças e também todas as pessoas com doenças crônicas que ainda não se imunizaram.

“O que precisamos agora é do empenho dos pais das crianças, pais, mães, levem seus filhos para serem vacinados”, pede o secretário de Saúde Marivaldo dos Reis, em entrevista ao Jogo Aberto no sábado, 23 de maio.

 

Segundo o secretário, muitos moradores estão recusando a visita dos agentes de Saúde que estão levando a vacina nas casas.Uma das desculpas que usam é de que quando a pandemia acabar, levarão as crianças para vacinar ou de que a vacina não tem eficácia. No ano passado, 2.609 crianças foram vacinadas. A meta desse ano era vacinar 2.501 crianças e, até o dia 22 de maio, apenas 1.400 crianças foram imunizadas, um pouco mais de 50%.

 

 

O secretário na oportunidade, também destacou que até o momento não se há vacinas para o Covid-19 ( novo Coronavírus), entretanto, temos para diversas outras doenças, sendo uma delas a da H1N1, sendo de extrema importância que todos mantenham a vacinação em dia, principalmente as crianças, pois tem o sistema imunológico em desenvolvimento.

 

Pessoas com doenças crônicas também precisam ser vacinadas e, até o dia 22 de maio, apenas 2.369 pessoas se imunizaram. A meta era de 3.324 pessoas. “Vacinando contra a gripe, pois ele tem um reforço para ativar o sistema imunológico dele”, apontou. Nos sábados os postos de vacinação estarão abertos sem fechar para o almoço para facilitar a população.

 

Sobre a Dengue:

O índice da dengue, que estava em alto risco no município de Porto União, conseguiu baixar para médio risco. Segundo Reis, “não ficamos em baixo risco porque tinha uma casa abandonada que respondeu por oito focos de infestação, mas tecnicamente podemos dizer que estamos no baixo risco”. Todas as providências adequadas já foram tomadas e mutirões foram feitos durante todos os dias dos meses de janeiro e fevereiro.

“Ao mesmo tempo que estamos dando combate ao Coronavírus, estamos melhorando e estamos melhorando substancialmente a nossa questão de limpeza”, afirmou Reis, que diz que o objetivo é deixar Porto União como a cidade mais limpa do estado de Santa Catarina no próximo ano.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


SEA abre inscrições para contratação de técnicos agrimensores em Santa Catarina

O período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado, promovido pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), já está aberto para o preenchimento de 10 vagas temporárias de técnicos agrimensores, incluindo uma reservada para Pessoa com Deficiência (PCD).  O objetivo da contratação é atender à crescente demanda por celeridade nos processos de regularização fundiária, gerenciados […]

Junta Comercial do Paraná inicia treinamento de IA para uso no Empresa Fácil

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciou nesta semana o treinamento de Inteligência Artificial (IA) para uso no Empresa Fácil, sistema público paranaense que atende o cidadão no registro e alteração de empresas, cadastro de leiloeiros e tradutores. A proposta é que a IA colabore no filtro e encaminhamento dos cerca de 1,5 mil processos […]

Novo sistema de alerta para desastres estará disponível para todo o Paraná em dezembro

A partir do dia 4 de dezembro, o sistema de alerta para desastres extremos via telefonia celular, utilizando a tecnologia cell broadcast, vai abranger o Paraná inteiro, assim como todos os estados das regiões Sul e Sudeste. A implantação do Defesa Civil Alerta foi definida nesta terça-feira (19), em uma reunião entre o coordenador estadual […]