Semana Mundial de Amamentação será debatido em UVA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Semana Mundial de Amamentação será debatido em UVA


1 de agosto de 2018

Foto: Comunicação Ministério da Saúde

A secretária de Saúde de União da Vitória, Paula Fernanda Quaglio Krzyzanowski, destaca a passagem da Semana Mundial de Amamentação entres os dias 1º e 7 de agosto.

A Campanha de Aleitamento Materno defende a amamentação materna exclusiva até os seis meses. E também pede para que as mães sigam dando o peito para seus pequenos até os dois anos de idade, introduzindo aos poucos outros alimentos e bebidas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) dão conta que nas Américas, pouco mais da metade das crianças é amamentada nas primeiras horas de vida, enquanto apenas 39% seguem mamando até os dois anos.

A campanha não quer pressionar as mães, (que muitas vezes se sentem mal ao não conseguirem dar de mamar por alguma razão), e sim reforçar que a amamentação faz muito bem e deve ser estimulada, além de não ser vergonha para ninguém.

A secretária explicou que este tema será trabalhado em todas as Unidades de Saúde do município durante esta primeira semana de agosto. “Teremos painéis com relatos de experiências e também orientativos, uma vez que o principal foco é a inserção das mães neste contexto tão importante para a vida”, destacou.

Entre outras vantagens, o aleitamento funciona como uma primeira vacina para o bebê. O leite da mãe vem carregado de anticorpos que ajudam o filho a enfrentar vírus e bactérias, principalmente enquanto seu sistema imunológico está pouco desenvolvido. Amamentar também evita alergias e, nas mães, diminui o risco de cânceres de mama e ovário.

Com este tema, Paula atuará na quinta-feira, 9, como palestrante dentro da 1ª Jornada de Amamentação, promovida pelo Hospital Maternidade (APMI). “Convocamos a todos para estarem atentos a este importante assunto”, finalizou.

A Semana Mundial de Amamentação é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem apoio do Ministério da Saúde. No Brasil, o órgão federal pretende conscientizar os empregadores sobre a implementação de salas de apoio à amamentação nos diferentes ambientes de trabalho. Nesses locais, a mulher pode retirar o leite e guardá-lo para depois oferecê-lo ao filho. Atualmente, há 216 salas dessas certificadas pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Eder de Souza é bicampeão do Trail Run 5k de Natal

Vestido a caráter o corredor Éder de Souza venceu novamente o Trail Run 5K de Natal, disputado na manhã do domingo, 14 de dezembro, no Coas Park, em Porto União. A prova festiva fechou a temporada 2025 das corridas de rua na região. Para esse ano a organização da prova inverteu o sentido do traçado […]

Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]