Será apresentada em União da Vitória, Premiada peça teatral » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Será apresentada em União da Vitória, Premiada peça teatral


15 de fevereiro de 2018

Foto: Divulgação

A peça, “Do cão fez-se o dia”, inspirada nas obras do escritor português Valter Hugo Mãe, será apresentada pela Inominável Cia. de Teatro amanhã, dia 17, e sábado dia 18, às 20h, no auditório principal da Uniguaçu.

Também com apoio da prefeitura municipal de União da Vitória, por meio de sua Secretaria de Cultura, o evento é gratuito para maiores de 16 anos.

O espetáculo foi criado por meio de um processo colaborativo realizado entre agosto de 2013 e março de 2014, após leituras das obras desse romancista realizadas pelo grupo de artistas envolvidos no projeto. Estreou em 28 de março de 2014, durante a Mostra Novos Repertórios, no Teatro Novelas Curitibanas, em Curitiba – Paraná, e foi convidado para o Litercultura – Festival Literário 2014.

Obteve excelente recepção por parte da crítica especializada e do público, com todas as sessões lotadas nos dois eventos. Em setembro de 2014 teve uma nova temporada do espetáculo no Miniauditório do Teatro Guaíra, em Curitiba.

O espetáculo recebeu indicações em três categorias, Melhor Direção – Lilyan de Souza, Melhor Dramaturgia – Marcelo Bourscheid e Melhor Atriz – Fabiane de Cezaro, no 35º Troféu Gralha Azul, um dos maiores prêmios do teatro paranaense em 2014.

Nos meses de maio e junho de 2015, a Inominável realizou mais uma temporada com 16 apresentações do espetáculo e em Julho do mesmo ano fez uma apresentação no encerramento da Feira do Livro do Sesc de Jaraguá do Sul.

 

A peça

Foto: Divulgação

Uma mãe doente e desesperada. Um pai que partiu, mas continua onipresente. Um filho que teve a infância interrompida cedo demais por causa da guerra e uma filha, cuja infância já dura mais que deveria.

O espetáculo navega por vários traumas da existência humana. O traço autobiográfico das personagens, criadas a partir do estudo conjunto feito pelos atores, é nítido. “A guerra da peça não é aquela do bombardeio entre países, mas a guerra menor, entre você com você mesmo”, explica a diretora Lilyan de Souza.

“Os traumas humanos são diluídos nessa grande guerra que é, na verdade, a enorme solidão de todo mundo”, conta.

Cada ator protagoniza uma guerra diferente. A irmã mais nova cultua um bonsai, que acredita conter a alma de sua gêmea natimorta. Ela anda em uma corda bamba, que representa a linha entre a sanidade e a loucura completa. Semelhante é a agonia da mãe, única figura adulta na história e que é a mais infantil, frágil e problemática das personagens.

Vítima de um estupro coletivo, ela não faz ideia de quem seja o progenitor de sua menina – e por isso a rejeita. Ambas esperam eternamente pelo pai da família, que nunca voltará.

O filho mais velho, que acaba por assumir o papel de patriarca, luta o tempo todo para racionalizar as emoções, colocar cada pessoa em seu papel. Ele inventa histórias para desafogar o sofrimento da irmã, ao mesmo tempo em que confronta a mãe com a realidade.

E finalmente o pai, figura onipresente, é um bloco de gelo pendurado no canto do palco. Pingando durante toda a peça, ele não nos deixa esquecer de sua presença, quase como uma tortura.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]