O vereador de União da Vitória e Presidente do Sindicato dos Bancários das cidades irmãs, Ricardo Adriano Sass, em concordância com os colegas da categoria e seguindo orientações da Federação, aconselha os clientes e usuários dos bancos a evitarem o deslocamento às agências e optarem pelos pagamentos sem recurso a dinheiro físico, deixando o contato direto só para os casos de máxima necessidade.
Considerando os riscos de contágio do novo Coronavírus, que já é considerado uma pandemia, os bancos serão obrigados a dispensar das agências uma série de funcionários como; as gestantes, aqueles que têm doenças crônicas ( diabéticos, hipertensos, cardíacos, asmáticos e outros com problemas respiratório agudos ) e os acima de 60 anos. Ou seja, haverá uma falta muito grande de funcionários para o atendimento.
As agências bancárias não possuem janelas abertas, portanto não há ventilação, tendo apenas o aparelho de ar-condicionado, a maioria central, tornando assim, agência em um ambiente insalubre com a possibilidade de transmissão de um vírus tão ameaçador. Além disso, haverá planos de contingência, onde a entrada nas agências será de uma em uma pessoa, ou de cinco em cinco, ou de dez em dez, dependendo da região.
Ressaltando que os bancos são obrigados a tomarem estas medidas para tentar frear a propagação do vírus que vêm impactando diretamente no cotidiano dos cidadãos do mundo.
Operações bancárias:
As operações do dia-a-dia, como transferências, pagamentos e entre outros, podem ser executadas de forma segura e cômoda, através da internet ou por telefone com os Serviços de Atendimento ao Cliente, além dos caixas-eletrônicos instalados nas agências ou da rede de autoatendimento.
No caso de contas como água e energia elétrica, o cliente pode ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. Alguns bancos têm convênios com lotéricas, supermercados, lojas de departamento e drogarias para o pagamento dessas contas. Caso o cliente precise realizar a troca de um cheque, é recomendado que faça o depósito em sua conta no caixa-eletrônico, pois será compensado normalmente.
“Estas são as informações que temos até o presente instante. Com a colaboração de todos, poderemos passar logo por este momento tão horrível e esperar que tudo volte ao normal em breve”, conclui Ricardo Sass.