Na cidade de União da Vitória, a sociedade sabe do valioso trabalho dos homens do Corpo de Bombeiros, sendo que está equipe, está fazendo literalmente de tudo para que as vítimas não fiquem sem o devido atendimento, pois no momento, não possuem transporte adequados e suficientes.
Na noite de segunda-feira, 29 de julho, está situação crítica foi comprovada pela reportagem da Rádio Colmeia durante o atendimento a um acidente na PR 446, em Porto Vitória. O condutor de uma moto Honda perdeu o controle do veículo, saiu de pista e acabou caindo em uma ribanceira.
Para salvar a vida do condutor, a equipe destinou para o local a única viatura de Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), sendo que para se deslocarem até União da Vitória, acabaram não conseguindo colocar a vítima dentro do Siate, pois a viatura apresentou problemas mecânicos. Segundo informações da equipe, antes de saírem da sede já haviam aberto o motor da viatura para arrumarem, sendo que para irem até Porto Vitória, não podiam diminuir a velocidade, pois se não, o automóvel apagava.
Além da viatura do Siate, há outra viatura parada ou baixada, que é o caminhão Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR), que acabou tendo o pneu furado durante um atendimento.
A equipe de jornalismo da Rádio Colmeia, obteve a informação de que uma oficina de União da Vitória possui uma viatura de resgate de pessoas, entretanto, está parada há mais de um ano por falta de pagamento e de autorização do Governo para os devidos recursos de compra das peças que precisa. Em União da Vitória como em outras cidades do Paraná, muitas das vezes a comunidade ou os próprios donos de oficinas arrumam as viaturas sem cobrar nada, pois sabem que a comunidade precisa, tanto quanto ele mesmos podem um dia precisar.
Parceria para salvar vidas:
Quem passa em frente a unidade do Corpo de Bombeiros de União da Vitória, vê várias viaturas no pátio, como foi o caso desta segunda-feira, 29 de julho, em que havia um Auto Socorro de Urgência (ASU). Entretanto, ela não pertence a equipe do Corpo de Bombeiros do Paraná, mas sim, do Corpo de Bombeiros de Porto União.
A viatura foi usada para dar apoio aos colegas de União da Vitória durante alguns atendimentos. Nesta parceria, o Corpo de Bombeiros de Porto União além de emprestarem a viatura, também concederam o motorista para ajudar.
Lembrando que a unidade do Corpo de Bombeiros de União da Vitória faz parte do comando do Corpo de Bombeiros de Irati, que é coordenado por Ponta Grossa.
Resposta:
O jornalismo da Rádio Colmeia deixa o espaço em aberto para que o comando do Corpo de Bombeiros de União da Vitória, tanto como das instancia de Irati ou Ponta Grossa, se manifestem sobre a situação que se encontra as viaturas do Corpo de Bombeiros de União da Vitória. Se há algum planejamento ou ação de renovação de frota para a unidade.