No dia 18 de maio, dia destaque Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, a cidade de Porto União e União da Vitória, com suas equipes, já estão trabalhando para levar mais informações sobre o tema para a sociedade. Na manhã de hoje, foi feito um teatro no Cine Teatro Ópera abordando o assunto.
Os alunos da Rede Municipal e Estadual de Porto União iniciaram a semana com uma peça de Teatro chamado “Vim ver Maria”, que faz parte de um grupo da cidade de Ourinhos (SP).
O teatro dessa segunda-feira, 15 de maio, contou com o tema Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
A peça se iniciou às 9h, com a presença de vários alunos da Rede Municipal, e do vice-prefeito Percy Storck, que parabenizou a equipe do grupo do Estado de São Paulo, pela peça teatral que faz com que as crianças tenham uma ampla visão dos perigos existentes, assim como chama a atenção dos pais e professores.
A peça “Vim ver Maria”, conta sobre a história de uma família do interior do Brasil, e no decorrer da trama, a plateia recebe informações Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Maria que vive com o seu irmão e sua mãe, é vítima de caricias e beijos na boca pelo tio, e em certo momento, o irmã de Maria escuta a jovem falar o que aconteceu para sua boneca.
O irmão vai e conta o fato para a sua mãe e a mesma nega o que o filho diz em respeito ao tio das crianças. Mais tarde a mãe descobre o fato e realmente dá mais atenção para que os filhos falam, assim como os seus gestos.
Os pais devem ficar atentos sempre no que os seus filhos falam, ou fazem. Ficar muito tempo quieto, fechado no quarto e com o desempenho nas atividades escolares ruins, é um alerta de que há algo errado. Em caso de duvida procure o Conselho Tutelar de sua cidade e se desloque até a escola.
Para marcar as ações Contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, na manhã de terça-feira, 16 de maio, o Colégio Estadual Túlio de França de União da Vitória, realiza às 9h30, uma palestra com o Juiz da Vara da Família e Juventude de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli.